terça-feira, 12 de maio de 2009

Revista Horizonte - Comunitarismo Cristão

Amigos e amigas,

Compartilho, com vocês um artigo sobre o comunitarismo cristão, publicado recentemente na Revista Horizonte:

Resumo: Apresentaremos neste artigo uma breve discussão acerca das influências do comunitarismo cristão na vida social e política brasileira. Trata-se de um ensaio exploratório.
O objetivo é uma revisão bibliográfica sobre o tema. A partir daquilo que foi possível selecionar, tentamos elaborar algumas ideias, no sentido de apresentar, mesmo que sucintamente, tópicos que podem indicar a importância do comunitarismo cristão, tradição forte e influente não somente nas décadas de 1960 e 1970, mas que, sobretudo no atual contexto político, ainda desempenha um papel central na sociedade brasileira. Recorte especial é a análise sobre as influências do comunitarismo nas
ações da Igreja Católica, no Brasil. Assim, a Teologia da Libertação e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) derivariam do pensamento comunitarista. Por fim, o comunitarismo cristão é apresentado como uma reação ao neoliberalismo, por priorizar “o valor inelutável da dignidade e da transcendência humana e uma resistência insuperável a deixar engolfar o destino humano em uma lógica mercantil, de individualismo possessivo. Essa tradição, em grande medida identificada com as posições hoje encarnadas pela CNBB, é responsável por vastas experiências de solidariedade entre os pobres e oprimidos brasileiros”.

Robson Sávio

0 Comments: