sexta-feira, 29 de maio de 2009

Livro faz balanço dos direitos humanos no país

Livro faz balanço dos direitos humanos no país

Por Diego Cotta

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República(SEDH/PR) lança nesta terça-feira (26 de maio), às 18h30, no PalácioItamaraty, em Brasília, o livro “Brasil Direitos Humanos – 2008: Arealidade do país aos 60 anos da Declaração Universal”.

A publicação – produzida pela SEDH/PR – traz um panorama da situaçãodos direitos humanos no país e das principais políticas públicas paraa sua promoção no ano da comemoração dos 60 anos da DeclaraçãoUniversal – marco internacional do tema.

Em 285 páginas, o livro faz um balanço da realidade e dos programaspara a promoção dos direitos fundamentais no Brasil por meio deartigos, entrevistas e reportagens. Abre espaço, sobretudo, para osdepoimentos de segmentos vulneráveis e excluídos, como ressalta oministro Paulo Vannuchi no texto de apresentação. Também chama aatenção para a perspectiva histórica do registro, pois a Secretariafizera uma publicação similar por ocasião dos 50 anos da Declaração oque permite avaliar a evolução do quadro nesses dez anos.

Em formato mais jornalístico, a publicação “Brasil Direitos Humanos –2008” definitivamente não se trata de um relatório técnico, emboracontemple uma profusão de números e indicadores nacionais. Nasreportagens, o livro conta histórias reais de brasileiros ebrasileiras nos mais diferentes rincões do Brasil. Perpassa as maisdiversas searas relacionadas ao tema: do direito à alimentação aodireito à comunicação; do direito à igualdade racial ao direito àmoradia; do direito à segurança pública ao direito à memória e àverdade.

Os artigos assinados por Fábio Konder Comparato, José Gregori,Nilmário Miranda, Aída Monteiro e Erasto Fortes Mendonça, CarlosLopes, Flávia Piovesan, Paulo Sérgio Pinheiro, Maria VictoriaBenevides, Franklin Coelho, Dalmo de Abreu Dallari, Marcos Rolim eAntonio Carlos Gomes da Costa Miranda avaliam o passado e o presentedos direitos humanos no país e apontam perspectivas para o futuro.

Nas entrevistas, Frei Dom Luís Flavio Cappio, Celso Amorim, MárcioPochmann, Nilcéa Freire, Paul Singer, Clarice Herzog, Amelinha Teles,Venício Lima, Gilberto Gil, Márcio Meira e Marcos Rolim analisam ocenário em suas áreas de atuação e apresentam diferentes pontos devista. O livro “Brasil Direitos Humanos – 2008: A realidade do paísaos 60 anos da Declaração Universal” é uma publicação gratuita daSEDH/PR com tiragem de cinco mil exemplares.

Serviço
Lançamento do livro “Brasil Direitos Humanos – 2008: A realidade dopaís aos 60 anos da Declaração Universal”
Data: 26 de maio (terça-feira)Horário: 18h30
Local: Palácio do Itamaraty, Esplanada do Ministérios, Bloco H, Brasília (DF)Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da RepúblicaTelefones: (55 61) 2025-3498 / 2025-3732 / 2025-9805Site:
www.direitoshumanos.gov.br

0 Comments: