terça-feira, 5 de maio de 2009

Instituto Ester Assumpção - Cursos Temática de Inclusão Social e Gestão no terceiro Setor

Temáticas de Inclusão Social e Gestão no Terceiro Setor são Temas de Cursos oferecidos pelo Instituto Ester Assumpção

Atuar no terceiro setor, em políticas de responsabilidade social e ações de promoção da cidadania exigem qualificação do profissional, para resultado efetivo e eficaz. Pensando nisto, o Instituto Ester Assumpção, Organização Não Governamental (ONG), que atua na cidade de Betim na promoção da cidadania da pessoa com deficiência, oferece, nos meses de maio e junho, diversos cursos de formação e aperfeiçoamento para gestores, profissionais e estudantes e que atuam no terceiro setor. Além destes, cursos e desenvolvimento de habilidades para atuação em Empresas, Escolas, Organizações Não Governamentais (ONGs), Instituições Sociais Empresas e Instituições Sociais.

Os cursos oferecidos são: 1. Introdução à educação especial inclusiva; 2. Introdução às Práticas Inclusivas; 3. Práticas Inclusivas em Recursos Humanos; 4.Planejamento Estratégico para Organizações do Terceiro Setor e 5.Elaboração e Gestão de Projetos Sociais.

As atividades caminham em duas linhas, ou seja, uma de gestão no Terceiro Setor, ampliando para planejamento e construção de projetos sociais. Na outra, as abordagens são voltadas para as práticas educacionais, institucionais e empresariais de inclusão social da pessoa com deficiência.. No caminho da inclusão social, os cursos querem dialogar com profissionais que atuam nas áreas de recursos humanos, gestão de pessoal, práticas pedagógicas das empresas, entidades etc.

Para Oswaldo Júnior, administrador e gerente de pesquisa e projetos do Instituto Ester Assumpção, o grande objetivo dos cursos oferecidos pela entidade é “colaborar para a construção de uma rede de profissionais que busquem melhores resultados no âmbito do Terceiro Setor”.. A melhor atuação intersetorial contribui para uma intervenção mais qualificada no campo sociopolítico de defesa de direitos e promoção dos direitos humanos. Este caminho deve ser buscado pelas ONGs, pelas empresas com responsabilidade social e pelos governos nas ações de desenvolvimento humano. Oswaldo vê que “a profissionalização do Terceiro Setor integrada com as ações de responsabilidade social são fundamentais”. No campo empresarial ele afirma que “as empresas estejam demonstrando sinais de maior investimento social”.

Cursos Oferecidos:

1. Introdução à Educação Especial Inclusiva
Conteúdo Progmático
* Educação inclusiva;
* Educação especial;
* Alunos que demandam educação especial;
* O conceito de necessidades educacionais especiais;
* Identificando alunos com necessidades educacionais especiais
* A aprendizagem como um processo singular
* Carga Horária: 30 horas
Data, Cidade:
6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de maio em Betim

Este curso será ministrado pela professora Fabíola Fernanda do Patrocínio - Mestranda em Psicologia pela PUC-MINAS, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Psicóloga. É Analista de Pesquisa e Projetos do Instituto Ester Assumpção, Professora de Psicologia e supervisora de estágios da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc/ São Gabriel, Professora de Psicologia da Educação da Universidade Presidente Antônio Carlos- Faculdade de Educação e Ciências de Betim, Professora da disciplina estudos das características do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais da Universidade Presidente Antônio Carlos- Faculdade de Educação e Ciências de Betim. Também é consultora de inclusão de alunos com deficiência na escola. Já atuou como coordenadora de processos de inclusão de trabalhadores com deficiência em empresas de grande porte como: Samarco Mineração; Companhia Mineira de Metais – Grupo Votorantim; Unimed BH; Telemig Celular; Banco Rural;

2. Introdução às Práticas Inclusivas
Conteúdo Programático:
* Conceito de deficiência
* Perspectiva organicista e social;
* Evolução histórica do conceito de deficiência;
* Categorias de deficiências;
* Etiologia das deficiências;
* pessoa com deficiência e as barreiras geradoras de exclusão;
* Acessibilidade;
* Ajudas Técnicas;
* Pessoa com deficiência e o mundo do trabalho
* Carga Horária: 15 horas
Data, Cidade :
19, 20, 26 e 27 de maio em Betim/MG de 18:30h às 22h
16 e 23 de maio em Betim/MG de 8h ás 16h
06 e 13 de junho em Betim/MG de 8h ás 16h
09, 10, 16 e 17 de junho em Betim/MG de 18:30h às 22h

3. Práticas Inclusivas em Recursos Humanos
Conteúdo Progmático:
* Conceito de deficiência
* Perspectiva organicista e social;
* Evolução histórica do conceito de deficiência;
* Categorias de deficiências;
* Etiologia das deficiências;
* Pessoa com deficiência e as barreiras geradoras de exclusão;
* Acessibilidade;
* Ajudas Técnicas;
* A pessoa com deficiência e o mundo do trabalho;
* Aspectos legais na contratação de pessoas com deficiência;
* Empresa inclusiva;
* Acessibilidade no contexto das empresas;
* Adaptações de grande porte;
* Adaptações de pequeno porte;
* Adaptações de funções;
* O sistema de cotas;
* Responsabilidades do órgão fiscalizador;
* Recrutamento e seleção;
* Avaliação de acessibilidade de postos de trabalho;
* Fontes de recrutamento;
* O uso dos testes;
* A entrevista - abordando o tema deficiência;
* Convivendo com a pessoa com deficiência: alguns mitos
* Carga Horária: 40 horas
Data, Cidade:
7 a 23 de julho em Betim/MG de 19h às 22h

Os Cursos Introdução às Práticas Inclusivas e Práticas Inclusivas em Recursos Humanos serão ministrados pelo professor Lúcio Mauro dos Reis - Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela UEMG/FUNEDI, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Criminologia e estudos da Personalidade, Psicólogo. É analista de Pesquisa e Projetos do Instituto Ester Assumpção, consultor de projetos de Inclusão social em instituições, supervisor de estágios de intervenção em empresas pela Pucminas, professor de Psicologia e supervisor de estágios em intervenção Psicosocial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc/ São Grabriel. Foi coordenador do projeto de extensão " Promovendo a reinserção" da Puc/São Gabriel e também professor da disciplina Psicologia e Sociedade Inclusiva. Professor de Metodologia de ensino para portadores de necessidades especiais e Psicologia Social da Universidade Presidente Antônio Carlos- Faculdade de Educação e Ciências de Betim. Atuou como professor do Unicentro Newton Paiva nos estágios de Intervenção Psicossocial e na disciplina de metodologia de pesquisa em Psicologia. Professor do Curso de Gestão de Pessoas na disciplina de Psicologia organizacional da Faculdade Inforium. Coordenador Técnico do Centro de Recuperação Reviver em Jaboticatubas.

4. Planejamento Estratégico para Organizações do Terceiro Setor
Conteúdo Progmático:
* Contexto atual das organizações do Terceiro Setor
* O que é o Planejamento Estratégico
* Ferramentas de Planejamento
* Exercício Prático
* Carga Horária: 15 horas
Data, Cidade:
30 e 31 de maio em Betim/MG de 8h às 18h
15 a 19 de junho em Betim/MG de 19h às 22h

5. Elaboração e Gestão de Projetos Sociais
Conteúdo Progmático:
* Contexto atual dos Projetos Sociais
* O que é um Projeto
* Ferramentas de Gestão de Projetos
* Exercício Prático
* Carga Horária: 15 horas
Data, Cidade:
25 a 29 de maio em Betim/MG de 19h às 22h
20 e 21 de junho em Betim/MG de 08h às 18h

* Os cursos Planejamento Estratégico para Organizações do Terceiro Setor e Elaboração e Gestão de Projetos Sociais serão ministrados pelo professor Oswaldo Ferreira Barbosa Junior - Mestrando em Administração Pública – Gestão de Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro – MG; Especialista em Gestão e Elaboração de Projetos Internacionais com ênfase no Terceiro Setor e Contador. É sócio Diretor da empresa Eficiência Captação de Recursos Financeiros Ltda e atual gerente de pesquisa e projetos do Instituto Ester Assumpção. Atua como consultor de Gestão de Organizações do Terceiro Setor, planejamento estratégico na administração pública, e é professor em cursos de pós-graduação: Pitágoras, Veiga de Almeida, UNIGRANRIO.

Serviços

· Cursos de Qualificação, Gestão no Terceiro Setor e Temáticas de Inlusão Social
· Período: Maio e Junho de 2009
· Inscrições e Informações:
Fone: 3592.1011 ou no site
www.ester.org.br

Assessoria de Comunicação:
Antônio Coquito – Jornalista Profissional MG06239JP
Fone: (31)3592.1011 (31)9771.7874
Instituto Ester Assumpção
Rua Paulo de Freitas, nº 16 sala 511
Centro – Betim – MG
Fone: (31)3592.1011
www.ester.org.br

0 Comments: