domingo, 1 de fevereiro de 2009

FSM amazônico tem saldo positivo

Observatório Aula Virtual e Democracia - notícias do Fórum Social Mundial

FSM amazônico tem saldo positivo

Por Gustavo Barreto, de Belém

Os movimentos sociais presentes no Fórum Social Mundial 2009 estão se dirigindo neste momento para a Assembléia das Assembléias, que começa por volta das 15h no palco central da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A mobilização é muito grande e a idéia é reunir todos os encaminhamentos das assembléias que ocorreram neste domingo (1) pela manhã. Estas, por sua vez, procuraram resumir os encaminhamentos que foram feitos durante os quatro dias de debates, de 28 a 31 de janeiro.

Apesar dos inúmeros problemas de infra-estrutura, que nos impediram por exemplo de cobrir em tempo real o FSM 2009 (os textos serão divulgados pouco a pouco na próxima semana), o resultado foi muito positivo, pois o clima de integração entre os continentes foi muito intenso.

Grande parte dos debates giraram em torno da questão da destruição ambiental promovida pelo modelo capitalista, que passa por uma crise estrutural. A saída dos capitalistas - com destaque para as grandes corporações - está clara: "reformar" o capitalismo. A saída de todos os participantes também está dada: estamos em meio a uma crise civilizatória e não há como "reformar" um sistema falido, que gera tanta riqueza em pequenas "ilhas" de progresso, ao mesmo tempo em que deixa milhões de seres humanos à margem de direitos básicos como educação e saúde.

Esta perspectiva, algo que poderíamos denominar quase que um "Consenso de Belém", é importante para que as entidades e cidadãos aqui comprometidos com um novo paradigma de sociedade - que coloca as pessoas acima dos lucros - possam se fortalecer e cada vez mais derrubar os poderes hegemônicos atuais e a própria noção de "hegemonia".

Lidou-se muito com a idéia de "anti-hegemonia", com o poder descentralizado das redes, apesar da resistência de muitos dos próprios presentes no evento, alguns poucos que parecem querer substituir um grupo de dominantes por outro, supostamente iluminado, mantendo sim a lógica de opressão de muitos por alguns. A multiplicidade de atores sociais não permite que esta lógica vigore num outro mundo possível e necessário.

Como está quase na hora da assembléia, voltamos depois para escrever mais sobre este evento que, apesar dos problemas inerentes de uma sociedade civil recém-nascida, foi o maior sucesso.

(Em breve todas as fotos que registramos por aqui)

temas:


Quebradeiras de coco babaçu buscam direitos e lutam pela biodiversidade

Por Gustavo Barreto, de Belém

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu estiveram nesta edição amazônica do Fórum Social Mundial. A proposta é reunir uma rede de trabalhadoras rurais extrativistas do Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão, estados localizados no norte e nordeste do Brasil. A entidade possui mais de 15 anos e é composta por mulheres que vêm transformando seu dia-a-dia em um movimento por direitos.

As principais bandeiras são a luta pelos babaçuais, pela terra, pela valorização do extrativismo e pela dignidade de ser mulher. "As quebradeiras de coco babaçu ganham força política ao se descobrirem como sujeito coletivo a partir da própria atividade produtiva que desenvolvem, sempre realizada em rodas de conversa, em grupos de amizade e em parcerias por laços de família, padrio e vizinhança", afirmam as lideranças em documento de divulgação.

No Brasil, mais de 18 milhões de hectares são cobertos por florestas secundárias de palmeiras de babaçu. Apesar disso, nas regiões onde o extrativismo se desenvolve como atividade econômico, é cada vez mais a intensa a ação devastadora dos grandes empreendimentos privados.

Além de ameaçarem a sobrevivência de 300 mil extrativistas de babaçu, estes empreendimentos vêm causando a destruição de matas, da biodiversidade e dos povos tradicionais da floresta amazônica. "Para o nosso movimento, preservar os babaçuais significa preservar a vida", afirmam as quebradeiras

temas:


Preservação da floresta e a propriedade de terra dão início às atividades do Fórum

Por Mariana Borgerth, de Belém

Um dia inteiro dedicado a discutir a Pan-Amazônia marcou o primeiro dia de atividades do Fórum (quarta 28). Líderes de movimentos sociais estão em Belém para falar sobre a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento que não destrua os recursos naturais da floresta.

"É importante que o Fórum seja em Belém não apenas pela cidade, mas devido à importância da região. É preciso chamar atenção para a necessidade de observar e construir novos sistemas de desenvolvimento que privilegiem o coletivo, que se utiliza dos recursos sem devastar. Essa é uma causa urgente", afirma Matheus Otterllo, representante do Fórum da Amazônia Oriental.

Para ele a questão das hidroelétricas é fundamental e defende que o Brasil precisa valorizar alternativas ao sistema hidroelétrico, que prejudica não só a fauna e a flora local, mas afasta a população ribeirinha e anula a sua história e a sua cultura.
O termo Pan-Amazônia faz referência à área total de floresta e se encontra não só no Brasil mas em outros oito países da América Latina: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Para representar a população indígena latina desses locais está presente também o representante da Coordenação Indígena dos Andes, Miguel Palacín, que defendeu que para haver preservação é preciso que os países da América Latina continuem se aproximando, mas que isso aconteça não só economicamente, e sim socialmente. Para ele é necessário que se estabeleçam novas políticas de caráter horizontal, que combatam a militarização dos estados e as ações de petroleiras em território de Floresta.

Quilombolas presentes
Além dos indígenas, também estão presentes em Belém movimentos quilombolas de diversas partes do Brasil. Eles defendem o seu direito ao território e afirmam que são capazes de defender o território de floresta, porque assim como os indígenas utilizam os recursos naturais da terra apenas para subsistência e defendem as áreas florestadas.

Daniel Souza é representante do movimento quilombola no estado do Pará, que possui cerca de 320 comunidades, porém apenas 94 foram reconhecidas pelo governo até o ano de 2006. Souza se queixa, inclusive, que desde então o processo está estagnado.

Os debates sobre a Pan-Amazônia começam hoje (28) e vão acontecer durante todo o evento. Quinta-feira (29) e sexta-feira (30) o debate será na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Mais de 1000 indígenas reunidos em Belém
"Viemos dizer para o mundo sobre a necessidade de preservar a floresta". Segundo Paulo Mendes, da região do Alto Solimões, essa é a principal razão que levou a comitiva dos mais de mil índios brasileiros a se reunirem no Fórum Social de Belém (PA).

O que desejam os índios é que eles passem a ser vistos e respeitados como aliados na preservação da florestas. Os indígenas começaram a chegar antes mesmo do início do Fórum e estão alojados na escola pública Mario Barbosa.

Neste local, as diferentes tribos estão passando por um verdadeiro intercâmbio cultural. Mas o mais interessante é que isso vem acontecendo entre as tribos. Ticunas, Witota, Cambeba, Yanomamis, Wai Wai e muitas outras etnias estão compartilhando o mesmo espaço, trocando conhecimento e reafirmando que quando se fala em cultura indígena não se está falando sobre uma grande massa homogênea.

Um dos grandes marcos dessa comemoração são as festas que acontecem à noite dentro da escola, organizadas pelos próprios indígenas. Cada grupo trata de apresentar as manifestações culturais de sua tribo e compartilhar com os seus "parentes" – outro indígena ainda que de etnia diferente.

As festas estão acontecendo dentro da escola, destinadas aos grupos indígenas. Nesta quarta feira (28), acontece um evento especial para o público: a "Festa das Alianças". A comemoração está marcada para as 20 horas, na tenda Pan Amazônia, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

temas:


http://cafe-da-manha.blogspot.com/

Conteúdos relacionados

CIÊNCIAS HUMANAS; EDUCAÇÃO; TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO; AULA VIRTUAL E DEMOCRACIA

Boletim Carta Maior - 30 de Janeiro de 2009
Autoria: Agência Carta Maior -
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 01/02/09 19:35

Fórum Social Mundial 2009
Autoria: Fórum Social Mundial (Org) - 27/01/09 a 01/02/09 -
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 01/02/09 11:50

Indígenas dão início à campanha de proteção à floresta, mas autoridades não comparecem
Autoria: Por Mariana Borgerth, para o Consciência.Net, de Belém, 30/01/09
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 31/01/09 18:17

Lançado estudo sobre devastação no Mato Grosso durante Fórum Social Mundial
Autoria: Por Mariana Borgerth, de Belém (PA), para a Revista Consciência.Net , 30/01/09
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 31/01/09 18:15

FÓRUM SOCIAL
Autoria: Edemilson Santana Jr. special para a Secretaria de Comunicação da UnB - 30/ 01/ 2009
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 31/01/09 00:15

GESITI - LIVRO: Por que GESITI?
Autoria: BALLONI, Antônio José (Org.) - CTI
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 29/01/09 06:46

Economistas devem repensar capitalismo, diz professor
Autoria: Kennia Rodrigues - Da Secretaria de Comunicação da UnB - 28/ 01/ 2009
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 28/01/09 20:06

Fórum Social Mundial foca 1º dia na Amazônia; quilombolas aparecem para a discussão
Autoria: Rodrigo Bertolotto - Enviado especial do UOL Notícias
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 28/01/09 14:58

Fórum Social Mundial começa em Belém
Autoria: Regina Bandeira - Da Secretaria de Comunicação da UnB, 27/ 01/ 2009
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 28/01/09 12:56

Resgatando o Movimento Estudantil
Autoria: Manoel Medeiros Neto - para Jornal do Commercio,, 25/01/09
Por: Raquel Moraes - Atualizado em: 25/01/09 19:37

Mundo Acadêmico - Conteúdos

0 Comments: