segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fórum Nacional de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos

Fonte: http://www.dhnet.org.br/interagir/noticias/vernoticia.php?id=236

15/01/2009]

Está sendo articulado o Fórum Nacional de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos


Antonino Condorelli
Da Redação


ENTREVISTA A ROBERTO MONTE - COORDENADOR DO COMITÊ ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DO RIO GRANDE DO NORTE (CEEDH-RN)

"Estamos articulando o Fórum Nacional de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos"

Neste entrevista a Tecido Social, o jornal eletrônico da Rede Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN), o coordenador do CEEDH-RN conta como nasceu a idéia do Fórum, explica como este último está sendo articulado e faz um chamamento aos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos de todo o Brasil para que enviem informação para o banco de dados nacional que está sendo montado.

Por
Antonino Condorelli

Tecido Social: O que é o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação em Direitos Humanos e qual a importância dele no momento atual que o Brasil está vivendo?

Roberto Monte: É um espaço de articulação e de troca de informações e experiências entre as forças vivas da sociedade (entidades da sociedade civil, secretarias estaduais e municipais de educação, universidades, etc.) que integram os Comitês de Educação em Direitos Humanos dos 21 Estados do Brasil onde estes últimos foram constituídos. É também uma plataforma política de formulação e reivindicação de políticas públicas de educação em direitos humanos, a partir das diretrizes do
Plano Nacional. A importância desta iniciativa, cuja construção ainda está sendo articulada, é fundamental neste ano em que, segundo recentes declarações à imprensa do Ministro Paulo Vanucchi, a prioridade absoluta da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República será exatamente a construção de um paradigma para a educação em direitos humanos no Brasil. Neste sentido, uma plataforma que interconecte todas as experiências de educação em direitos humanos que estão sendo desenvolvidas no país e as diferentes metodologias que estão sendo experimentadas poderá fornecer um enorme aporte a este processo de definição de um paradigma nacional, além de dar um forte impulso a esta busca.

Tecido Social: Como nasceu a idéia deste Fórum?

Roberto Monte: Foi uma articulação que nasceu no âmbito da
XI Conferência Nacional de Direitos Humanos que aconteceu em dezembro passado em Brasília, na qual estava presente a maioria dos coordenadores dos 21 Comitês Estaduais existentes. A coordenação do processo foi assumida pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, que atualmente está empenhado na construção do seu próprio Plano Estadual.

Tecido Social: Quais serão os próximos passos?

Roberto Monte: Estamos conversando com os coordenadores dos outros Comitês Estaduais e com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República para realizarmos um primeiro encontro em Brasília até o próximo mês de junho. Ao mesmo tempo, estamos realizando uma pesquisa sobre todos os Comitês Estaduais para criarmos um grande banco de dados que ficará a disposição de todos os operadores da educação do Brasil. Por isto, aproveito da ocasião para fazer um chamamento a todos os membros dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos do Brasil: enviem as suas informações para o endereço
dhnet@dhnet.org.br e contribuam a construir o maior banco de dados sobre educação em direitos humanos do país!

Clique aqui e envie ao Fórum informações acerca do Comitê de Educação em Direitos Humanos do seu Estado!

Fonte: Tecido Social

0 Comments: