sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cursos de verão gratuitos na Escola de Artes Visuais

Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre cursos de verão 2009

Além dos cursos do programa permanente, EAV terá colônia de férias e oferecerá 100 bolsas para alunos do ensino fundamental, médio e superior

Daniel Senise, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto. Esses e outros artistas plásticos de expressão internacional têm mais em comum do que a pesquisa de cores, formas, materiais e suportes: passaram por cursos ou aprofundaram sua formação na Escola de Artes Visuais/Parque Lage. Criada em 1975, a EAV é uma referência de ensino de qualidade e um dos principais centros de estudos, reflexão e debates sobre
arte contemporânea.

Cursos de férias gratuitos:

- O que a história da arte tem a ver comigo hoje?

Prof.: Lídice Matos
Curso de História da Arte Moderna e Contemporânea para jovens. O objetivo é apresentar os principais movimentos da arte moderna, desde o Impressionismo, uma introdução à arte contemporânea e discutir conceitos de arte e de história da arte.

- Objeto e desenho: quatro propostas

Prof.: Manoel Fernandes
Estimular a percepção do aluno para várias questões plásticas pertinentes ao processo criativo, através de uma pesquisa da forma. A partir da observação de um objeto, o aluno vai exercitar o seu olhar e o seu diálogo com o desenho.

- Design de Exposições

Professores: Luis Alberto Zuniga e Cintia Kury Souto
O objetivo do curso é compartilhar com estudantes e profissionais de design, artes, arquitetura, museologia e afins, a experiência do trabalho de projeto e montagem de exposições, através de apresentações dinâmicas, narrativas, imagens, plantas e maquetes de diversos projetos.

- Iluminação para arte

Prof. Rogério Emerson
O curso oferecerá uma visão ampla da importância da luz em diferentes atividades, colocando-se em discussão fotos, quadros, cenas teatrais, filmes e análise crítica dos mais variados olhares sobre tudo que se vê no dia a dia. O curso abordará a utilização de cores e outros componentes usados em projetos de iluminação, inclusive na preparação de um mapa de luz, com a participação de profissionais do ramo, como desenhistas ou até mesmo eletricistas.

- Performance: processos poéticos do corpo como suporte

Prof. Alexandre Sá e Daniela Mattos
O curso tem como objetivo possibilitar aos alunos a investigação dos instrumentos necessários para a compreensão da performance como um meio de expressão artística, que se estabelece gradativamente no âmbito da construção plástica, tornando-se fundamental para a experiência estética na contemporaneidade.

Da Inscrição

O candidato deve se dirigir à secretaria da EAV-Parque Lage, à Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, RJ no período de 8 a 12 /12, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábados, das 10h às 13h, munido dos seguintes documentos :

-comprovante de matrícula em instituição de ensino;

-comprovante de identidade;

Cronograma:

Inscrições na Secretaria da EAV no período de 24/11 a 12/12/2008.

Realização das entrevistas em 15/12/2008.

Resultado da seleção em 19/12/2008

Período das aulas de 12/01 a 14/2/2009.

Outras Atividades

Exibição de vídeos

Além dos cursos gratuitos, uma programação com acervo da videoteca da Escola, que conta com cerca de 100 títulos entre os quais estão vídeos e filmes sobre a obra de importantes artistas, está sendo planejada especialmente para as férias - (gratuito)

Verão 2009

Para o verão de 2009, serão oferecidos, sem interrupção, alguns cursos do programa permanente, como o de Pintura, com Chico Cunha e o de Modelo Vivo, com Manoel Fernandes. Entre os cursos especiais, Arte Contemporânea Brasileira com Guilherme Bueno, Workshop de Pintura (de um dia) com Malu Fatorelli e Propostas de trabalho e conversas sobre arte contemporânea para iniciantes, com Cristina de Pádula. (Pago)

Fazendo Arte no Parque

Fazendo Arte no Parque é uma colônia de artes, para crianças de 5 a 12 anos, com aulas de segunda à sexta-feira. O aluno pode freqüentar uma ou mais semanas, já que as atividades não se repetem. Neste curso, o contato com a arte se dá de forma lúdica e divertida, utilizando vários materiais, através de atividades no parque e em sala de aula. (Pago)

Sobre a EAV

Instalada em um parque com área total de 93,5 mil m², aos pés do Corcovado, a escola funciona em uma mansão, projetada em 1920, pelo arquiteto italiano Mario Vodrel a pedido de seu dono Henrique Lage e de sua esposa, a cantora lírica Gabriela Bezanzoni. Na década de 80, como pólo aglutinador da arte contemporânea, a EAV/Parque Lage promoveu uma série de eventos e exposições. Destas, uma das mais célebres é a mostra Como Vai Você, Geração 80?, (1983), organizada com a proposta de trazer à tona a produção variada da década de 1980. A exposição reuniu 123 artistas de idades e formações distintas e foi um marco.

Atualmente a Escola de Artes Visuais tem como meta oferecer formação artística comprometida prioritariamente com a arte atual, discutindo o pensamento contemporâneo em toda sua abrangência. A escola dispõe de uma grade de cursos permanentes, tendo em seu corpo docente Iole de Freitas, Luiz Ernesto, Malu Fatorelli, Fernando Cocchiarale, Anna Bella Geiger e Reynaldo Roels Jr, entre outros. Em sua programação a EAV também faz palestras, seminários e mostras de vídeos.

Outras informações:

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Telefone: 3257-1800
www.eavparquelage.org.br

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
www.cultura.rj.gov.br

Telefones: 55 21 2299 33 37 /
55 21 2220 48 63

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

www.cultura.rj.gov.br

55 21 2299 33 37
55 21 2220 48 63

0 Comments: