sábado, 1 de novembro de 2008

Farmácias aderem ao selo social em defesa da homeopatia

Farmácias aderem ao selo social em defesa da homeopatia
A ONG Homeopatia Ação Pelo Semelhante inovou ao criar um Selo Social para adesão de farmácias homeopáticas visando garantir a sustentabilidade da campanha nacional "Homeopatia Direito de Todos", em defesa de direitos da escolha terapêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país.

Hoje a população está sob constante bombardeio de comerciais e divulgações de remédios e cada vez mais os meios de comunicação exploram os avanços tecnológicos na área da saúde e estética, porém pouco se fala da homeopatia. Neste cenário onde a imagem, marketing e comunicação vendem produtos e imagem, o segmento homeopático quase não investe para comunicar, difundir a sua própria causa e criar fatos positivos.

Por isso, o Selo Social é uma alternativa legítima para os estabelecimentos homeopáticos exercerem sua cidadania. Agora, as mais de mil farmácias homeopáticas do país já podem representar a causa "Homeopatia Direito de Todos", estampando nas suas vitrines o Selo Social.

"É um trabalho de 'Greenpeace da Homeopatia', para unir todos aqueles que compartilham as mesmas convicções", afirma o médico homeopata Hylton Luz, presidente da ONG e idealizador do Selo.

Qualquer empresa, além das farmácias homeopáticas, interessada em apoiar a Homeopatia, por meio do Selo Social, deve entrar em contato com a ONG, pelo telefone (21) 2255-1934 ou enviar uma mensagem para
semelhante@semelhante.org.br

As farmácias homeopáticas que já estão compromissadas: Artpharma, De Faria e Pinho, Equilittá, Miliflora, Nova Era, Quintessência e Samuel Hahnemann, no Rio de Janeiro;
Alquimista, Artemísia, H.N. Cristiano, H. N. Cristiano Higienópolis, Sativa e Sensitiva, em São Paulo; e Magna Mater, em Belo Horizonte.

Abaixo-assinado a favor da Homeopatia no SUS
O médico homeopata Hylton Luz, presidente da ONG, explica que desde a aprovação da Portaria 971, em 2006, que prevê atendimento em homeopatia, acupuntura e fitoterapia na rede de saúde do SUS, a ONG criou em seguida a campanha nacional "Homeopatia Direito de Todos" e vem colhendo assinaturas para o abaixo-assinado, atualmente com mais de 50 mil (precisa de um milhão).

Luz esclarece que o abaixo-assinado é um movimento positivo, a favor da Homeopatia no SUS, que solicita ao governo, por meio de um instrumento de demanda popular, que sejam declaradas as fontes de recursos e critérios de monitoramento que criou a Portaria e implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Hoje, com apenas 514 médicos homeopatas no SUS para atender a população em todo o país, não é possível haver escolha terapêutica, portanto a intenção da Portaria não atende ao que foi estabelecido no papel.

O movimento é baseado em referências da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, de que a especialidade é uma das melhores opções para promover a saúde para a população do país. Conta ainda com o apoio do escritório de representação da OPAS/OMS no Brasil.

Novo endereço da ONG: Rua Álvaro Alvim 37, sala 1608, Centro, Rio de Janeiro, RJ. Acesse em
www.semelhante.org.br

0 Comments: