sábado, 1 de novembro de 2008

Boletim Consciência Social - Eventos de novembro

III Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Entre os dias 25 e 28 de novembro, o III Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vai acontecer no Rio de Janeiro. A ONG brasileira Projeto/Revista Viração, parceira do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na área de Comunicação Jovem, está estimulando a participação de adolescentes por meio de um blog especialmente pensado para isso (http://www.blog.stopx.org/). A página está em português, espanhol ou inglês.

"Queremos receber as produções de todo o mundo, desenvolvidas por adolescentes, como vídeos, textos, poemas, desenhos e por aí vai, com o objetivo de criar um debate não apenas entre adolescentes que estão ou que sofreram violência sexual, mas por todos", explicam os coordenadores. Coordenação: Vivian Ragazzi/Paulo Lima/Camila Caringe.
E-mails:
vivian@revistaviracao.org.br
paulo@revistaviracao.org.br
camila@revistaviracao.org.br

Telefones: (11) 3567-8687 / 3237-4091.
Skype: congresso_rio
Informações pelo:
http://www.revistaviracao.org.br/

Ignacio Ramonet abrirá o 14º Curso Anual de Comunicação do NPC
O 14º Curso Anual de Comunicação promovido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) será realizado de 20 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro. Caberá ao diretor de redação do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, proferir a conferência de abertura. Outros conferencistas já confirmados: João Pedro Stédile (MST), Dênis de Moraes (UFF), José Arbex (PUC-SP) e Venício Artur de Lima (UnB).

Durante o 14º Curso serão discutidos os seguintes temas: As políticas de comunicação nos Estados Unidos, na Europa, na América Latina e no Brasil; TV Pública, TV Comunitária, TV Brasil e TV Educativa; Experiências de comunicação em jornais e revistas alternativos e sindicais; Rádios alternativas; Cultura popular; A criminalização dos movimentos sociais; A negação do negro na novela brasileira; Os intelectuais orgânicos da direita. Mais informações no site do NPC: http://www.piratininga.org.br/
Brasília sediará a Teia 2008
Entre os dias 12 e 16 de novembro de 2008, Brasília será a sede do maior encontro da diversidade cultural brasileira. Com sua multiplicidade de cores e expressões, a TEIA montará suas tendas na capital do país, revelando a rica e intensa produção cultural de 800 pontos de cultura do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), que contempla todas as regiões do país. Clique no título para saber mais.

Seminário Internacional debate comunicação pública e lusofonia
Já estão abertas as inscrições para o Seminário LUSOCOMUM - Governança, Transparência, Accountability e Comunicação Pública, que reunirá pesquisadores de países de língua portuguesa na área de comunicação pública, no Auditório do Bloco D do IESB (campus Edson Machado, quadra 615 Sul), nos dias 3 e 4 de novembro, das 18h às 22h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando no título.
O Seminário LUSOCOMUM contará com a presença de pesquisadores do Brasil, Moçambique, Cabo Verde e Portugal. Há apenas 250 vagas e cada participante que comparecer nos dois dias receberá certificado. "O objetivo do LUSOCOMUM é estimular um debate sobre a atuação das instituições públicas e privadas, no que se refere à comunicação voltada para interesse público, não só na realidade brasileira, mas também, nos outros países de língua portuguesa", explica o professor Fernando O. Paulino, pesquisador no LaPCom-UnB e coordenador do curso de Comunicação Pública do IESB.

Prêmio José Aparecido de Oliveira no DF
A Secretaria de Cultura lança o edital para as pessoas que quiserem concorrer ao 'Prêmio José Aparecido de Oliveira', com o objetivo de selecionar e premiar o melhor trabalho representativo de ação preservacionista relativa a Brasília enquanto Patrimônio da Humanidade. O Prêmio será anual e oferecido em reconhecimento a ações de preservação que, em razão de sua relevância e caráter exemplar, façam-se dignas de registro e divulgação, conforme especificações detalhadas no Regulamento constante no edital. Prazo: 21 de novembro. Clique no título para saber mais.

O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECO) promove o I Fórum de Imigração do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro, no campus da Praia Vermelha. Inscrições pelo site. Clique na imagem para saber mais.

SP: 8º Encontro Estadual de Mulheres Negras em novembro
O Grupo de Mulheres Negras Nzinga Mbandi, em parceria com a Coordenadoria da Igualdade Racial de Sumaré (SP), realizam nos dias 7 e 8 de novembro de 2008, o VIII Encontro Estadual de Mulheres Negras, na cidade de Sumaré. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 15 de outubro. Vagas limitadas. Informações pelo email:
nzingambandi77@yahoo.com.br

0 Comments: