quarta-feira, 3 de setembro de 2008

UFRJ convida escolas para parceria em Projeto de Direitos Humanos

UFRJ convida escolas para parceria em Projeto de Direitos Humanos

O Projeto Diversidade Sexual na Escola, vinculado ao Programa Papo Cabeça, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está convidando escolas da rede pública de ensino da região metropolitana do Rio de Janeiro para estabelecer parceria em uma ação de promoção de Direitos Humanos e Combate à Homofobia e ao Sexismo na escola.

A proposta prevê a realização, na escola, de atividades com educadores, estudantes e responsáveis, para discutir a Diversidade Sexual e de Identidades de Gênero, especialmente no contexto escolar, durante o segundo semestre de 2008.

O Projeto Diversidade Sexual na Escola iniciou suas atividades em 2006. Ao longo destes três anos de atuação, o Projeto focou suas ações especificamente nos profissionais da educação. Gestores/as, professores/as, técnicos/as e administrativos/as. Ao longo desse trabalho foi grande a demanda dos educadores para que o projeto de alguma forma atuasse junto ao restante da comunidade escolar, especialmente com os estudantes.

A realização pontual de uma oficina sem dúvida já gera (e gerou) resultados, modificações no debate e na ação da escola com relação à diversidade sexual. No entanto, percebemos nesse momento que se torna fundamental aumentarmos o grau de interação com a escola, incidindo não só junto aos educadores, mas atingindo de forma integral à toda a comunidade escolar.

Por outro lado, cada um desses atores – educadores, alunos, responsáveis – demandam diferentes conteúdos para debate e estratégias de diálogo. Assim, o Projeto propõe a realização de três atividades básicas na interação com cada escola atingida:

• Realização de uma Oficina de Sensibilização com os Profissionais da Educação
• Realização de uma Oficina de Sensibilização com mães, pais e responsáveis
• Realização de um espetáculo de Teatro-Fórum tendo como público alvo os estudantes

As escolas interessadas em formar uma parceria ou obter mais informações sobre essa ação, podem entrar em contato direto conosco:

Telefone: (21) 2598-1892 / 9696
Email: diversidadeppc@me.ufrj.br
Site: www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade

0 Comments: