segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Instituto Cultural Aletria - Feira de Histórias

Feira de Histórias faz homenagem às
crianças no mês de outubro (04/10)


Abrindo o mês de outubro e inaugurando as homenagens ao mês das crianças, o projeto “Feira de Histórias” (Feira Tom Jobim - Avenida Bernardo Monteiro, próximo ao Colégio Arnaldo) recebe, no dia 4 de outubro, sábado, o grupo “Contadores de Estórias Miguilim”, de Cordisburgo – MG, que irá apresentar o espetáculo “Miguilim”. Promovida pelo Instituto Cultural Aletria , a apresentação começa às 11h e termina às 13h e é destinada ao público de todas as idades.

O grupo irá apresentar narrativas de trechos do lírico conto ‘Campo Geral’, da obra Manuelzão e Miguilim, de João Guimarães Rosa. Além da homenagem às crianças, com o espetáculo, o grupo também prestará uma homenagem ao centenário do nascimento do escritor mineiro comemorado em 2008.

Composto por 40 adolescentes, com idades entre 13 e 20 anos, o grupo tem contribuído ativamente para a divulgação e preservação da oralidade e da obra de Guimarães Rosa, a partir da narração de fragmentos literários do escritor. O grupo ‘Contadores de Estórias Miguilim’ foi criado em 1996, por Calina da Silveira Guimarães, prima de Guimarães Rosa, com o objetivo de socialização de crianças e jovens da cidade de Cordisburgo (MG), quebrando as barreiras sugeridas pela dificuldade e seletividade da obra do escritor.

O projeto “Feira de Histórias” faz parte da revitalização da Feira Tom Jobim, a tradicional “Feirinha do Arnaldo” por situar-se na Av. Bernardo Monteiro com Av. Brasil, próximo ao Colégio Arnaldo. A iniciativa visa a diversificação e a ampliação do público visitante, que aumentou muito depois das apresentações semanais dos contadores de histórias. A entrada é franca e o projeto tem apoio cultural da COPASA.

O Instituto Cultural Aletria é parceiro da Associação dos Expositores da Feira Tom Jobim e tem o objetivo de preservar a arte de contar histórias, principalmente propagando a tradição oral no Brasil. É uma Editora e Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, promovendo cursos, seminários e outros eventos culturais e literários nas áreas de narração de histórias, oratória, capacitação de educadores, projetos específicos para empresas e produção de textos.

AGENDA: “Feira de Histórias – Miguilim”
Data: 4 de outubro de 2008 (sábado)
Horários: 11h às 13h (Feira de Histórias) – 13h às 17h (shows musicais)
Local: Av. Bernardo Monteiro, s/n, entre a Av. Brasil e a Rua dos Otoni - Funcionários
Informações: (31) 3296-7903 (Instituto Cultural Aletria - Belo Horizonte - MG)

Entrada Franca

Informações para a imprensa:

Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos e Rachel Wardi

(31) 3221-9241/3225-1116/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Rachel Wardi Lopez
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Juiz da Costa Val, 157 / sala 13 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8854-2425
rachel@amplacomunicacao.com.br



0 Comments: