quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Semana Comemorativa do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Semana Comemorativa do Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) promove no dia 29 de agosto (sexta-feira), durante a Semana Comemorativa do Dia Nacional de Combate ao Fumo, um conjunto de quatro atividades para ampliar o debate e a conscientização sobre o tema. O NETT é vinculado ao Instituto de Doenças do Tórax (IDT) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ.

Ocorrerão as seguintes atividades:
(a) Exposição: Tabagismo e Mulheres;
(b) 2ª Mostra de Trabalhos de Alunos da E. M. Tenente Antônio João: Esporte e Cigarro;
(c) Avaliação do Grau de Dependência à Nicotina (Teste de Fagerström e Nível de Monóxido de Carbono no Ar Expirado);
(d) VI Encontro de Pacientes do NETT: Palestras (Manejo do Estresse, Benefícios e Dicas para resistir sem fumar), Depoimentos de Pacientes, Premiação simbólica e confraternização.

Confira a programação completa abaixo.

(a) Exposição: TABAGISMO EM MULHERES
Local: Hall da Portaria Principal do HU
Período: de 25 de agosto a 12 de setembro de 2008
Curadora da Exposição: Dra. Márcia Trotta Borges

Como o tabagismo caminha para se tornar uma doença eminentemente feminina no século XXI, será montada uma linha do tempo relacionada ao tema, com imagens de maços de cigarro referentes a diferentes épocas.

A imagem feminina, primeiramente foi explorada para inspirar o fumo no público masculino no início do século, passa a ser utilizada pela propaganda exaltando os anseios femininos como, por exemplo, liberdade, igualdade ou mesmo manutenção da forma física, e que poderiam ser alcançados, evidentemente, com a ajuda do cigarro.

A idéia é mostrar a trajetória feminina ao longo do século, paralelo ao aumento do uso do cigarro por esta população. Além da linha do tempo, usaremos outros recursos que incentivem a aproximação das pessoas que circulam neste espaço, convidando-as a interagirem com a exposição, como um manequim feminino e maços de cigarros ampliados com nomes adaptados das marcas (Dallasma, Derbylitado entre outras) e levantamento do gasto anual com cada marca apresentada.

(b) 2ª Mostra de Trabalhos de Alunos: Esporte e Cigarro
Local: Hall da Portaria Principal do HU
Período: de 25 de agosto a 12 de setembro de 2008
Curadora da Exposição: Dra. Márcia Trotta Borges

Esta é a 2ª Mostra de trabalhos dos alunos da Escola Municipal Tenente Antonio João, situada dentro do campus da universidade, onde é desenvolvido projeto de Extensão, voltado à prevenção do uso de álcool e tabaco. Em 2007, o tema foi Tabagismo Passivo - uma questão de responsabilidade social.

Este ano, o tema solicitado foi "Esporte e Cigarro", aproveitando o período das Olimpíadas. São 20 trabalhos, já previamente escolhidos e enviados pela escola. Manteremos uma caixa para votação dos três melhores trabalhos, sendo que estes receberão prêmios e os outros uma medalha de participação.

(c) Avaliação do Grau de Dependência à Nicotina
Local: Entrada do Ambulatório do HU (Pilotis)
Dia: 29 de agosto de 2008
Horário: 8h00 às 11h00

Participação das alunas do curso de Fonoaudiologia na entrada principal do HU, avaliando o grau de dependência e medindo o teor de monóxido de carbono dos pacientes, funcionários e pessoas interessadas.

(d) VI Encontro de Pacientes do NETT: Vivendo sem Fumar, mas com Qualidade de Vida
Local: Auditório Halley Pacheco de Oliveira, 8º Andar do HU
Dia: 29 de agosto de 2008
Horário: 8h30 às 11h30

8h45: Abertura: Diretores convidados: HUCFF, IDT e Faculdade de Medicina da UFRJ

9h00: Palestra - Como manejar as situações de estresse?
Dra. Aline Sardinha, Psicóloga, Mestranda do IPUB-UFRJ.

9h45: Palestra - Quais são os benefícios alcançados com a cessação e dicas para se manter sem fumar.
Dr. Alberto Araújo, Diretor do NETT (IDT-HU/UFRJ)

10h30: Depoimentos e Premiação de Pacientes Ex-fumantes

11h00: Confraternização de Pacientes: 5 anos do NETT.

Agradecimentos Especiais: Centro Cultural do HUCFF/UFRJ; Estagiárias do NETT/IDT/HUCFF - UFRJ; Alunas da graduação do curso de Fonoaudiologia; E. Tamussino & Cia Ltda; Manequinspontocom e Loja Maçônica Silence 1/65.

Organização: NETT - Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo
Apoio: Instituto de Doenças do Tórax, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e Escola Municipal Tenente Antônio João.

Informações adicionais pelo email gb@ufrj.br

0 Comments: