quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Prêmio EducAção Cidadã

Prêmio EducAção Cidadã
Solidariedade entre Escola,
Comunidade e Universidade





www.acaodacidadania.com.br


1) Ação da Cidadania: Educação sem Miséria

A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida é um movimento social criado em 1993 por Betinho, com a missão de mobilizar a sociedade para erradicar a miséria, através dos mais de 2.000 Comitês Locais organizados pelo Brasil, tendo como princípios a solidariedade, a liberdade, a igualdade, a participação e a diversidade. Nossa luta é realizar uma educação com cultura para cidadania, estimulando a leitura para reduzir o analfabetismo funcional e melhorar a educação básica. Por isso, apresentamos o Prêmio EducAção Cidadã.

2) Prêmio EducAção Cidadã: Integrando professores, lideranças e universitários

O objetivo do Prêmio EducAção Cidadã é estimular a transformação das escolas em espaços de cidadania, através da mobilização de professores e alunos de colégios públicos e privados, com lideranças e universitários, visando facilitar a criação projetos sócio-educativos para as comunidades.

Sabemos que a educação é o melhor investimento para reduzir a miséria, combatendo assim a fome e o analfabetismo funcional. Para a educação ter esse impacto social é preciso que ela esteja voltada para a cidadania. O aumento de recursos para uma educação é um direito fundamental, mas não garante a qualidade por si só. Então, o que fazer? A resposta é: participação cidadã. As organizações não-governamentais (ONGs) e grupos comunitários (comitês) desempenham uma ação fundamental, pois fazem uma ponte entre a escola e a sociedade. As melhores escolas do ranking do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem a participação da família e da comunidade.

3) Como participar do Prêmio EducAção Cidadã?

O Prêmio EducAção Cidadã irá atender aos municípios do estado do Rio de Janeiro, em um processo divido em três etapas: (1) integração escola-comunidade, na inscrição; (2) capacitação do professor, da liderança e do universitário em elaboração de projetos sociais; e (3) valorização dos projetos elaborados, com publicação em site e reconhecimento dos melhores. A participação dos comitês será a partir de uma parceria feita com um professor de uma escola pública ou privada (de educação infantil, ensino fundamental ou médio), legalmente constituída e próxima da comunidade. A inscrição deve ser feita por correio, pelo professor, até o dia 12 de setembro, com uma carta de intenção do projeto e uma carta de apoio do parceiro (ONG ou Comitê).

Nesta carta o professor deve incluir: (1) a idéia do projeto, (2) dados pessoais (telefone), (3) dados da escola e (4) dados da organização parceira (ONG ou Comitê). Após realizar a inscrição no prêmio, a equipe de cada projeto (liderança e professor), será convidada para uma oficina de elaboração de projetos sócio-educativos, que será uma etapa classificatória do prêmio. Nesta oficina serão apresentados os universitários que irão assessorar a elaboração dos projetos nas escolas (esses universitários serão convidados via parcerias com universidades e meios de comunicação). Os projetos elaborados serão avaliados por uma comissão formada por membros do Conselho Diretor, técnicos da Ação da Cidadania e por profissionais da área de educação cidadã.

AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISÉRIA E PELA VIDA
Av. Barão de Tefé 75, Saúde, Rio de Janeiro, RJ, 20220-460.
Mais informações:
acao@acaodacidadania.com.br
www.acaodacidadania.com.br

0 Comments: