quarta-feira, 4 de junho de 2008

Eventos Culturais

Jornal Aldrava Cultural e INBRASCI MG



divulgam



InBrasCI-MG
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-MG
CNPJ: 09.225.702/0001-48
Correspondente de Brasília, jornalista Luiz Carlos Rezende Linhares (TV Câmara), divulga:

Fotos da exposição podem ser acessada no endereço:
http://www2.camara.gov.br/internet/bancoimagem
EXPOSIÇÃO

Presidência apresenta galeria de presentes oficiais

Objetos decorativos valiosos fazem parte da exposição "Presentes Protocolares" aberta ao público entre os dias 10 a 30 de junho no Salão Nobre da Câmara dos Deputados
O Museu da Câmara dos Deputados abre no próximo dia 10 a exposição "Presentes Protocolares", onde o público poderá apreciar, pela primeira vez, objetos recebidos em missão oficial por membros da Câmara. Com cerca de 64 peças do acervo do Museu, a exposição pretende mostrar singularidades dos 35 países que estarão representados.
Objetos decorativos valiosos, como uma fruteira de porcelana com detalhes de ouro e pedras preciosas, presente do rei de Marrocos, Mohamed VI, estarão expostos. Outras personalidades célebres, como o ex-presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat; o rei da Noruega, Harold V; e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também têm suas visitas à Câmara registradas nessa exposição.
Desde 2003, em observância a uma norma estabelecida pela Câmara dos Deputados (Ato da Mesa 152/2003), todos os presentes recebidos pelo presidente da Casa, seja no País ou no exterior, devem ser recolhidos ao Museu, passando a fazer parte do acervo da Instituição. Muitos desses objetos são produto da troca de presentes, que marca a passagem de delegações nacionais e estrangeiras pelo Parlamento.
História do Museu da Câmara dos Deputados
Inaugurado em 1998 e ligado à estrutura do Centro de Documentação e Informação, o Museu da Câmara dos Deputados foi criado com o objetivo de expor bens de valor histórico e artístico acumulados pela Câmara desde a instalação da Assembléia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, em 1823.
Atualmente, com a ajuda de parceiros internos e externos e com planejamento anual, o Museu tem realizado exposições de caráter histórico-institucional, a exemplo da exposição comemorativa aos 200 anos da vinda da família real portuguesa, que são também preparatórias à utilização dos espaços destinados à Preservação de Bens Culturais no futuro no Complexo Cultural da Câmara dos Deputados, que exigirá dos gestores novas práticas quanto à manutenção, preservação e exposição do acervo.

Curador: Wesley Vasconcelos Gomes.
Colaborador: Matheus Zanon.
Realização: Câmara dos Deputados.
Colaboração na matéria: Cedi (estagiária de jornalismo: Ariadne Gonçalves

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: (61) 3216-1507 / (61) 3216-1508

0 Comments: