quinta-feira, 15 de maio de 2008

Saúde mental e 1968 são tema de evento

Saúde mental e 1968 são tema de evento

Por Gustavo Barreto, da assessoria de imprensa

O professor João Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRJ, está coordenando nesta sexta-feira, 16 de maio, evento e lançamento de obra para relembrar os 40 anos de 1968, no contexto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua Coordenação de Saúde Mental. Além de profissionais da área, também estarão presentes outros docentes da Faculdade de Medicina.

Haverá mesa redonda e o lançamento do livro "68 e a Saúde Mental", organizado por João Ferreira. O debate será no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, às 10h30. As seguintes palestras estão previstas:

Maria da Glória: "O direito de asilo e a livre circulação em 1968. Como as moradias podem ser terapêuticas"
Revisora do Jornal do Brasil e estudante do Instituto de Psicologia da UFRJ. Hoje é Professora Adjunta e Coordenadora do Programa de Moradias Terapêuticas do IPUB/UFRJ.

João Ferreira: "A comunidade terapêutica, a cidade asilar e democratização do espaço público no Brasil"
Calouro da Faculdade Nacional de Medicina; revisor do Jornal do Brasil; militante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, posteriormente, auxiliar psiquiátrico da comunidade terapêutica do Hospital Pinel. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal - IPUB/UFRJ.

Pedro Gabriel: "Os determinantes de 68 para as políticas públicas de saúde mental no Brasil"
Natural de Lima Duarte, na região de Juiz de Fora, em cuja Universidade (UFJF) formou-se em Medicina e foi co-editor do jornal Doxa, do Diretório Acadêmico. Hoje é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFRJ e Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Marci Dória: "Tragédia e drama nos discursos revolucionários e a moral da culpa. O caso Louis Althusser"
Ex-aluna do Pedro II (centro) e estudante de Psicologia da PUC-RJ, onde ajudava os amigos presos ou escondidos na época. Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Letras e Artes da UFRJ; Psicanalista e Membro da Equipe do Programa Análise do Discurso Psicótico - IPUB/UFRJ.

Ana Pitta: "A sexualidade e suas expressões: comunidades, casais e companheiros"
Soteropolitana, era aluna do Colégio Central da Bahia, onde escrevia no jornal Centrália, em uma coluna semanal denominada "Sexus". Em 1969 foi estudante de Medicina da UFBA; Ex-Coordenadora de Saúde Mental do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde. É Professora da Faculdade de Medicina da UFBA.

Ligia Costa Leite: "Menor idade, maior idade em 68 e o abandono da assistência social no Brasil"
Ex-aluna da Notre Dame (Ipanema), trabalhava nas Editoras Paz e Terra e Civilização Brasileira, onde conheceu Ênio Silveira, Darci Ribeiro e outros. Posteriormente foi diretora da escola Tia Ciata (a original). Hoje é Coordenadora da Unidade de Pesquisa e Assistência de Usuários de Álcool e Drogas do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA) da UFRJ.

Ficha técnica:
Lançamento do Livro "68 e a Saúde Mental"
(Rio de Janeiro: Contra Capa Editora, 2008. João Ferreira (org.).

Autores: Ana Pitta; Pedro Gabriel; Marci Dória; Lígia Leite; Patrícia Albuquerque; Manoel Olavo e João Ferreira.
Coquetel no Salão Vermelho - FCC/UFRJ.

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Palácio Universitário da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 / 2º andar - CEP: 22295-900 - Urca - RJ (esquina com Av. Venceslau Brás)
Tel.: 2295-1595 / Ramais: 109, 113 e 117

Também disponível em http://www.medicina.ufrj.br

0 Comments: