sábado, 10 de maio de 2008

Ação da Cidadania abre inscrições

Ação da Cidadania abre inscrições para novos comitês

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, criado em 1993 pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho é um dos maiores movimentos sociais do Brasil. Formada por uma rede de 743 Comitês Locais que desenvolvem atividades sociais em 20 municípios do estado do Rio de Janeiro. A Ação da Cidadania tem a missão de mobilizar e organizar a sociedade brasileira para a luta pelo fim da miséria.

Entre os dias 13 e 30 de maio, a Ação da Cidadania abre inscrições de instituições para a formação de novos comitês locais. Para isso, são necessários três voluntários que já desenvolvam algum projeto em suas comunidades, em qualquer área (educação, geração de emprego e renda, esportes e lazer, cultura etc) e que estejam interessados em ter um suporte para melhorar suas atividades.

Os comitês são formados por grupos de amigos, associações de moradores, ONGs, igrejas, sindicatos, creches, escolas, grupos de amigos, rádios comunitárias entre outras organizações que desenvolvem ações que visem melhorar a vida das comunidades em que estão inseridas. Esta rede, além da troca de informações e experiências, atuam nos projetos desenvolvidos pelo Comitê Rio, órgão responsável por agregar os Comitês Locais organizando-os para reivindicar melhorias sociais..

Uma das campanhas que possui maior visibilidade é o Natal Sem Fome dos Sonhos, que em 2007 arrecadou 400 mil brinquedos e 150 mil livros e contou com apoio de grande parte da sociedade.

Os brinquedos foram distribuídos para crianças moradoras em áreas de risco social pelos comitês da Ação da Cidadania nas comunidades em que atuam e os livros usados para compor 200 espaços de leitura móveis, usados pelas lideranças como forma de incentivar a leitura nos bolsões de pobreza do estado. Para tanto, elas receberam capacitação em oficinas em que foram discutidas a situação da educação no Brasil, a relação entre a precariedade do ensino e pobreza e formas de diminuir a diferença social através do estímulo à leitura e a uma educação de qualidade.

Também com o trabalho em conjunto com os comitês, mil famílias foram incluídos no CadÚnico, programa do Governo Federal que assegura às famílias em situação de risco o recebimento do Bolsa Família. Foi um grande projeto em que as lideranças comunitárias identificaram pessoas em condições de receber o benefício e que ainda não o recebiam, cobrando depois da prefeitura a inclusão no programa.

Além do Natal Sem Fome dos Sonhos, dos Espaços de Leitura (foto), da reivindicação da inclusão de famílias no CadÚnico, a Ação da Cidadania realiza atividades no Centro Cultural, um prédio com 12 mil metros quadrados localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. Uma das atividades em andamento é o Leitura em Ação, que já recebeu escritores como Ziraldo, Elisa Lucinda e Ferreira Gullar.

Tudo isso é realizado gratuitamente para todos os líderes comunitários que fazem parte dessa grande rede.

Maiores informações ligar para 2233-7460
ou 21 8175-1232 ou pelo site:

www.acaodacidadania.com.br

0 Comments: