sexta-feira, 14 de março de 2008

Uma Mineira na Academia de Letras do Rio de Janeiro

Querida Andréia Leal, meus parabéns e muito obrigado pelo convite, fico feliz de receber essa informação que muito engrandece nosso Estado e Nossa Literatura Mineira.

Atenciosamente,

Gildázio Santos

===*****===

ESTIMADOS AMIGOS,
Convido V.Sa. e família para solenidade de minha posse na academia de Letras do Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa.
DATA: 04 de abril de 2008
Horário: 16 horas
Local: Auditório da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil (CONFALB) - Rua Teixeira de Freitas, nº 0 5, 3° andar, Centro, Rio, RJ.


Atenciosamente,

Andreia Donadon Leal

===*****===

ACADEMIA DE LETRAS DO RIO – CIDADE MARAVILHOSA

Ex-aluna da UFOP, Andréia Donadon Leal (DÉIA LEAL) tomará posse na Academia de Letras do Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa.

A poeta e artística plástica de Minas Gerais, ex-aluna do curso de Letras da UFOP e funcionária da E.E. Dom Benevides em Mariana, Andréia Donadon Leal (Déia Leal), tomará posse como Membro da Academia de Letras do Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa, no dia 04 de abril de 2008, às 16h, no auditório “J. E. Pizarro Drumond” da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil – Confalb, na Rua Teixeira de Freitas, n°5, 3° andar,s.303 - Lapa – Rio de Janeiro, RJ.

Andreia Donadon Leal (Déia Leal), natural de Itabira, MG, cresceu em Santa Bárbara , MG e atualmente reside em Mariana, MG. Seu ateliê fica em sua residência, onde mantém um conjunto representativo de obras em exposição. Artista plástica, poeta, contista, Licenciada em Letras pela UFOP, Bacharel em Estudos Literários e Pós-graduada em Artes Visuais – Cultura e Criação. Nos anos de 1997 até meados de 2001, trabalhou com crianças e jovens na cidade de Santa Bárbara – Minas Gerais - incentivando a leitura e declamação de textos poéticos e posteriormente dirigiu algumas peças de teatro com alunos de escolas municipais (O Auto de São Lourenço em 1999, Shakespeare apaixonado em 2000 e Morte e Vida Severina no ano de 2001). Trabalha na área educacional desde 1994. Atualmente é Promotora de Eventos Culturais, Coordenadora de Projetos e Ilustradora do Jornal Aldrava Cultural e Associação Aldrava Letras e Artes, Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais. Membro efetivo da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores em Santa Catarina. Realizou curadoria com obras de Exposição Internacional de Artes Plásticas compositor Antonio Gualda no Museu Casa Alphonsus Guimarães e diversas exposições itinerantes pelas ruas de Mariana no ano de 2007. Organiza saraus, oficinas, palestras, lançamentos de livros, exposições de arte, trabalhos de incentivo a produção e divulgação de trabalhos literários e artísticos de jovens e crianças. Participou do Fórum das Letrinhas em Ouro Preto em 2007. Escreve contos, crônicas e poemas para o Jornal Aldrava Cultural desde 2001. Publicou o livro de Hai-kais “Nas Sendas de Bashô” em 2005 com a senda I – Quase! Publicação de Contos em Prosa Gerais – Antologia – Clesi - Ano 2006.Publicação de Poesias em “Poesias de Bolso” – Clesi – 2005 e 2006. Publicação de poemas e contos em Revistas Culturais Eletrônicas no Brasil, Chile, Espanha e Argentina. Publicação do Livro de Poesias “Cenário Noturno” em 2007.
Premiada no 4º e 5° CECON, Concurso Estadual de Contos, 2004 e 2005, do CLESI, Ipatinga, MG. 1º lugar no Concurso Nacional de Poesias “Prêmio Cataratas” - 2006 – Foz do Iguaçu-Paraná. Obra: Anjos da Terra. Diploma do Prêmio Literário São Domingos de Gusmão – Freguesia de São Domingos de Rana – Portugal – 2007. Menção Honrosa no 5° Concurso Nacional de Contos Guemanisse – 2007. Destaque Literário no X Concurso Literário Internacional: Letras Premiadas – (ALPAS) com o poema: O Fogo da Vaidade – 2007. Destaque Literário no X Concurso Literário Internacional: Letras Premiadas – (ALPAS) com a crônica: Chão de Cimento Encerado – 2007.
Déia Leal faz parte do grupo de poetas aldravistas de Minas Gerais, movimento literário que teve início em Novembro de 2000, com o nascimento do Jornal Aldrava Cultural. Trata-se de uma forma de criação e de divulgação de cultura (literatura, artes plásticas e música) em que o foco principal é o SUJEITO. Esse sujeito (produtor ou leitor) é livre e heterogêneo, capaz de perceber os sentidos das coisas a partir de simples indicações, metonímias, ou seja, nem o produtor de arte a oferece como "coisa completa", nem o leitor a recebe como algo que tem sentido prévio indicado pelo artista. Ambos continuam LIVRES para CONSTRUIR SENTIDO a partir do ponto que julgar pertinente no tempo e no lugar em que se expõem diante da obra de arte. Nas artes plásticas vêm realizando trabalhos de tendência aldravista, isto é, a visão metonímica da arte, seja na produção, em que apenas insinua, seja na recepção, em que o leitor ou espectador é livre para construir significação, a partir da metonímia que este julgar mais adequada para o seu contexto de leitura. A liberdade e a metonímia tornam-se os pilares da arte aldravista.

Prêmios Nacionais e Internacionais:

1. 3º lugar no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, na categoria “telas pequenas”, dezembro de 2006, em Granada, Espanha.
2- Selecionada pela Associazione Culturale Sèmata de Taranto- Itália- para representar o Brasil Castelo D'Ayala Valva, Itália. Mostra Sguardi di Donna (março 2007) com 12 telas entre as premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda- 2006.
3. Selecionada para representar Minas Gerais no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Áustria, China e Tailândia, nos meses de maio e junho de 2007.
4. Medalha de Mérito Cultural, da crítica internacional, pela participação no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. MASP- 21/07/2007. São Paulo
5. Diploma e Medalha de Mérito Acadêmico "Francisco Silva Nobre", concedida pela Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil. Rio de Janeiro/2007
6. Certificado e Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Chancelaria do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – representação na Ilha da Madeira - Portugal -pelo conjunto da obra: PORTAIS DE MINAS.
7.. Prêmio Personalidade Especial 2008 - Artista do Brasil - pela Associação Cultural Valentim Ruiz Aznar – Espanha.
8- Convidada para representar Minas Gerais no XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Alemanha-Áustria e Polônia em 2008.

Algumas exposições e Mostras realizadas:
1-Primeira Exposição Aldravista de Arte. Casa de Cultura de Mariana, Fevereiro de 2005.
2-Exposição de Arte Aldravista, (Mostra individual), Museu Casa Alphonsus de Guimarães, Rua Direita, 37, Mariana, MG.
3-Castelo D'Ayala Valva, Itália. Mostra Sguardi di Donna (março 2007) com 12 telas selecionadas pela Associazione Culturale Sèmata de Taranto, entre as premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda- 2006.
4- Áustria. 22 a 26 de maio de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
5- Pequim / China. 29 de maio a 06 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
6- Tailândia . 09 a 17 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.
7-Mostra Aldravista de Arte - Mostra Internacional - em cooperação com o Concurso Internacional de Artes Plásticas Antônio Gualda - 2006.: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Mariana, MG, de 30 de maio a 13 de junho de 2007.
8-Exposición Coletiva de Arte Internacional Nocturnal Dreams - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar – 2007. – Granada - Espanha
8-Exposición Coletiva de Arte Internacional Mirador de La Vega et dans l'Entrée de l'ACVRA - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar – 2007. – Granada - Espanha
9-Exposição de Arte Aldravista - Mostra Portais de Minas. (Mostra individual) III Semana da Cultura de Santa Bárbara. Salão Nobre da Câmara - Promoção: Secretaria de Cultura do Município de Santa Bárbara
10- Exposición Internacional Arte dos 5 Continentes - de 06 a 30 de novembro de 2007. Casa da Cultura Maracena - Granada - Espanha.
11-Convidada pela crítica internacional para Exposição em 2008 no XIII CIAB – Circuito Internacional de Arte Brasileira na Alemanha-Áustria e Polônia.
12- Selecionada para Exposição individual na Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa em 2008.

0 Comments: