sábado, 23 de fevereiro de 2008

Pré-vestibular Universidade Popular procura voluntários

RJ: Pré-vestibular Universidade Popular procura voluntários

O pré-vestibular comunitário Universidade Popular procura orientadores voluntários para ministrar aulas de diversas disciplinas. O curso, que começou na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ em 2000, funciona atualmente na UERJ à noite e aos sábados pela manhã.

O pré-vestibular comunitário Universidade Popular procura orientadores voluntários para ministrar aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Filosofia, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Cultura e Cidadania, Matemática e Espanhol. Não é necessária experiência prévia. O curso, que começou na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ em 2000, funciona atualmente na UERJ à noite e aos sábados pela manhã. Para quem se interessar, a próxima reunião será sábado, dia 23 de fevereiro, às 10h na UERJ (Hall do 10º andar).

O Universidade Popular é um movimento autônomo que atua na luta pela democratização da universidade pública no Brasil. Nesta luta, que pode - e deve - ser travada em diversas frentes, a constituição de curso pré-vestibular comunitário é uma opção de enfrentamento da primeira barreira que é imposta aos estudantes pobres: o vestibular. O curso se diferencia daqueles que os coordenadores julgam "convencionais" em vários aspectos, dentre os quais destacam-se: o projeto político-pedagógico, a auto-gestão e a horizontalidade das relações dos professores-alunos.

Nos últimos anos, a crítica ao vestibular ganhou maior visibilidade na sociedade brasileira. Por isso, vivemos um momento no qual os pré-vestibulares comunitários podem se tornar uma forma de resistência. Por isso, a discussão sobre o seu papel precisa ser aprofundada na busca de sua construção como instrumento de luta popular. Contato pelos emails diedrobarros@ig.com.br e andrade_eq@yahoo.com.br ou pelos telefones (21) 8838-0181 e (21) 9681-9230.

0 Comments: