quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Site na Internet faz um retrato da escola brasileira

Site na Internet faz um retrato da escola brasileira

Um novo site na Internet fará uma pesquisa virtual para apresentar um retrato de todas as escolas do Brasil, através do olhar do jovem. Promovido pelo programa Oi Conecta, do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, o site (www.acaradaescola.org.br) é aberto a qualquer aluno e educador interessado em participar postando imagens, áudios, vídeos e textos que retratem a sua escola.

Estes registros farão parte de um grande mosaico de conteúdos, indexados por “pixels”, que, reunidos, irão apresentar “a cara da escola” do país, que será exposta na página virtual. O objetivo do projeto é incentivar que cada jovem retrate momentos e espaços importantes pra ele no ambiente de ensino. Fotos ou pequenas histórias observadas dentro e fora da sala de aula farão parte da “Cara da Escola”.

“Vamos criar um mosaico, com a escola clicada pelo olhar de cada um. Além de incentivar que o jovem reflita sobre o seu ambiente de estudo, o portal busca a interação do aluno com as ferramentas de multimídia”, afirma a diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner.

Os trabalhos, que podem ser postados no site até 31 dezembro concorrerão a prêmios. A seleção dos melhores conteúdos nas quatro categorias – imagem, áudio, vídeo e texto – será realizada por meio de votação virtual dos internautas, sendo que cada usuário cadastrado poderá votar uma única vez.

Os autores dos três trabalhos mais votados em cada categoria ganharão, respectivamente, um celular da Oi, um MP3 e uma mochila. Os resultados serão divulgados no dia 10 de Janeiro de 2008, através do site da iniciativa e os vencedores receberão mensagem de SMS no celular.

A Cara da Escola é uma ação do programa Oi Conecta. Desenvolvido pela Oi, por meio do Oi Futuro, desde 2004, o Conecta é realizado em parceria com governos estaduais e municipais, de modo a acelerar o processo de inserção das mídias e novas formas de interação tecnológica no âmbito da escola pública. O acesso às tecnologias da informação pelos alunos e professores das instituições de ensino público é realizado pelo Oi Velox. Hoje, o programa atende 2 milhões de jovens e professores em 2 mil escolas nos 14 estados do Brasil.

Sobre o Oi Futuro - O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi. Atua em dois eixos: educação e cultura. E está presente em várias cidades do país, democratizando o acesso ao conhecimento, incentivando a criação artística, valorizando a diversidade cultural brasileira e investindo na tecnologia de ponta para acelerar e promover o desenvolvimento. São mais de dois milhões de pessoas beneficiadas através dos projetos Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, Geração Oi, Conecta, Novos Brasis, Patrocínios Culturais Incentivados e do espaço cultural também denominado Oi Futuro. Assim, Oi Futuro reafirma sua crença na educação e na cultura como fatores de transformação social, reconhecendo seu compromisso de inserir um número cada vez maior de brasileiros no mapa da cidadania.

0 Comments: