quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Instituto Desiderata promove seminário e lança publicação sobre jovens no Rio

Instituto Desiderata promove seminário e lança publicação sobre jovens no Rio

Evento que ocorre dia 17 no CCBB terá apresentação dos alunos do circo social da ONG Crescer e Viver. Estudo do IETS "Risco Social na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: um quadro sobre as condições socioeconômicas de crianças e jovens 1995-2003" revela problemas gravíssimos como a defasagem escolar entre as regiões mais ricas e mais pobres do Estado.

O Instituto Desiderata, instituição não governamental que apóia projetos sociais no Estado do Rio de Janeiro, promove no dia 17 de dezembro (segunda-feira), de 14h às 18h, no Centro Cultural Banco do Brasil, o III Seminário Ser Capaz. O evento consistirá na realização de debates sobre as políticas de desenvolvimento de crianças e jovens e no lançamento de uma publicação comemorativa dos quatro anos do Programa Ser Capaz, desenvolvido para fortalecer instituições sem fins lucrativos que trabalhem com projetos educativos envolvendo crianças e adolescentes, suas famílias, moradores do Rio de Janeiro e as comunidades onde vivem.

Jovens artistas circenses do Crescer e Viver terão participação especial na abertura do evento, às 14h, que será filmado por alunos da Spectaculu, ONG criada pelo cenógrafo Gringo Cardia, que também estará presente no evento. Além dele, o seminário contará com representantes de nove outras instituições beneficiadas pelo Programa Ser Capaz: Casa da Cultura da Baixada, Circo Baixada, Dançando Para não Dançar, Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC), Afroreggae, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), Ballet de Santa Teresa, Praticável e Espaço Compartilharte.

Eles participarão dos debates, que terão ainda as presenças de representantes dos governos federal, estadual e municipal, de instituições financiadoras e profissionais das áreas educacional e de desenvolvimento social, entre eles o secretário de Estado de Educação, Nelson Maculan.

Para ampliar seu conhecimento da realidade das crianças e jovens, o Instituto Desiderata encomendou, no ano passado, ao Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), um estudo intitulado "Risco Social na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: um quadro sobre as condições socioeconômicas de crianças e jovens 1995-2003". Este estudo possibilitou a separação de indicadores por bairros da cidade, o que ajuda na elaboração dos projetos das instituições parceiras. Os números, alarmantes, revelam problemas gravíssimos como a defasagem escolar entre as regiões mais ricas e mais pobres do Estado.

Publicação

A publicação comemorativa dos quatro anos do Ser Capaz é um balanço da evolução do Programa neste período, explicando de forma leve e compreensível os resultados obtidos com as trocas de experiência entre as instituições parceiras e os profissionais convidados a contribuir, tanto na área de gestão quanto nos projetos educativos. E, também, com a criação de metodologias e ferramentas de acompanhamento, que dão sustentabilidade às idéias e ajudam a alcançar as metas estipuladas. Ao longo de suas 104 páginas, a publicação traz os depoimentos de vários atores destes processos, enriquecidos com as fotografias realizadas pelos alunos da Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, que também se tornou parceiro do Programa.

"O Ser Capaz é um Grande exemplo de que a união faz a força. Não se pode alcançar políticas públicas de qualidade nem mudar de verdade as realidades das crianças e jovens neste país sem alianças e parcerias", comenta a diretora do Instituto, Beatriz Azeredo, ex-diretora da área social do BNDES entre 1998 e 2003. O Instituto Desiderata trabalha com o tema da Educação e a causa do câncer infanto-juvenil. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens no Rio de Janeiro. Mais informações no site www.desiderata.org.br

III Seminário Ser Capaz
Data: 17 de dezembro de 2007
Horário: 14h às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

Assessoria de Imprensa: @tual Comunicação
Celia Abend - celia@atualcomunicacao.com
Tel: (21) 2215-4106 ou 2215-4107/ 8812-5172
Vera Gudin – vegudin@uol.com.br
Tel: (21) 2295-4294 e 9762-3733

0 Comments: