terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Brasileiro tem mais de 72 anos de expectativa de vida

Brasileiro tem mais de 72 anos de expectativa de vida, diz IBGE

- Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a esperança de vida dos brasileiros é de 72 anos, três meses e 12 dias. O indicador, referente ao ano de 2006, subiu mais de 30% desde que a primeira pesquisa deste tipo foi realizada pelo IBGE, em 1960. Na época, a média de vida dos brasileiros era de aproximadamente 54 anos.

De acordo com o IBGE, alguns dos fatores que contribuíram para esta mudança foram a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde, as campanhas de vacinação, o aumento da escolaridade, a prevenção de doenças e os avanços da medicina.

As mulheres seguem com maior esperança de vida: cerca de 76 anos, contra pouco mais de 68 dos homens. Segundo o IBGE, a diferença ocorre porque os homens estão mais expostos a mortes violentas, como homicídios, suicídios e acidentes de trânsito.

O Distrito Federal foi apontado como o local com a mais alta esperança de vida. Em 1980, início das comparações regionais, esta colocação era ocupada pelo estado do Rio Grande do Sul. O último lugar segue com o estado de Alagoas.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur.

04/12/07

0 Comments: