terça-feira, 18 de setembro de 2007

Educação Alimentar é tema de seminário na Câmara dos Deputados

Educação Alimentar é tema de seminário na Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira (20), a partir das 9 horas, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza o 1º Seminário de Educação Alimentar. O evento pretende discutir os mecanismos de promoção de práticas de alimentação adequada e saudável para a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares, a redução dos riscos de câncer, obesidade, bulimia, anorexia e outras enfermidades crônicas como diabetes.

Os participantes vão debater a qualidade dos alimentos fornecidos para a merenda escolar, bem como propostas, normas e regulamentação para o combate aos hábitos inadequados de alimentação visando à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Além disso, representantes do setor apresentarão quais as normas técnicas para a publicidade de produtos destinados a crianças e adolescentes.

Representando o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a especialista em Monitoramento, Nutrição e Saúde Pública da ABRANDH, Marília Leão, participará da primeira mesa do evento, às 10 horas. Ela apresentará um diagnóstico da situação alimentar e nutrição no Brasil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil apresentou, nos últimos 30 anos, elevação no índice de mortalidade por doenças cardiovasculares, tendo em vista que a prevalência de sobrepeso e obesidade tem aumentado, significativamente, na população, inclusive em crianças e adolescentes. As doenças do aparelho circulatório são responsáveis por cerca de 32% das mortes no país.

O 1º Seminário de Educação Alimentar será realizado a partir das 9 horas, no Plenário 7, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da Câmara até o início do seminário.

Foram convidados os ministros da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; e da Agricultura, Reinhold Stephanes. E também representantes da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), do Conselho Nacional de Alimentação Escolar (CNAE) e os especialistas em educação alimentar Alfredo Halpern (USP), Muro Fisberg (Unifesp) e Olga Maria Amâncio, (Fiocruz).

Programação: http://www2.camara.gov.br/internet/eve/educacaoalimentar/programacao.html

Inscrição: http://www2.camara.gov.br/internet/eve/educacaoalimentar/inscricao/index.html

Com informações da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: