quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Dom Mauro Morelli é submetido a cirurgia

Dom Mauro Morelli Presidente do Consea de Minas Gerais e Maria José Hauaisen Prefeita de Teófilo Otoni em Encontro Macro Regional Nordeste Realizado pelo CONSEA MG em 27 de julho de 2007, em Teofilo Otoni,MG.

Foto: Gildázio Santos


Dom Mauro Morelli é submetido a cirurgia

No início da noite de ontem, dia 04, Dom Mauro Morelli, 71 bispo emérito da diocese de Duque de Caxias, RJ, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Minas Gerais (CONSEA-MG) e fundador-presidente do Instituto Harpia Harpyia (INHAH) foi submetido a uma cirurgia de (herniorrafia incuinal e incisional) no Hospital Luis Valente em Penápolis interior de São Paulo, região onde residem seus familiares e o local onde passou grande parte de sua infância.

A cirurgia foi realizada pela equipe do médico Dr. A. Reis Neves e durou cerca de duas horas e meia. Dom Mauro continua internado no mesmo hospital onde se recupera. De acordo com a equipe médica, o bispo deverá ser liberado até o início da noite de hoje, para se recuperar ainda em regime de repouso em casa.

Dom Mauro tem dedicado sua vida de maneira intensa e fiel na construção da cidadania através do direito humano ao alimento e à nutrição e lutas sociais na consolidação da democracia através do movimento constituinte. É bispo fundador da diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, na baixada fluminense, RJ e por 24 anos, desenvolveu naquela região diversos projetos junto à sociedade civil para combater a pobreza e os males da fome.

O "Mutirão Contra a Desnutrição Materno Infantil" é um dos projetos que durante vários anos combateu a mortalidade infantil na região metropolitana e se tornou referencia nacional, inclusive oferecendo base importante para o "Mutirão contra a miséria e a fome" da CNBB em 2002.

Para se dedicar integralmente à causa do direito humano ao alimento e à nutrição apresentou a renúncia e foi dispensado do governo pastoral da Diocese de Duque de Caxias pelo Papa João Paulo II em março de 2005. Integrou no período de (2003-2006), o Comitê Permanente de Nutrição da ONU (SCN-UN), pelo qual foi designado promotor de nutrição. Assim comissionado, empenha-se na implantação em todo o país da Política Nacional de Alimentação e Nutrição para que nenhuma criança morra criança e possa viver na terra pelo menos cem anos (cfr. Isaías, 65).

Para consolidar sua caminhada na luta pelo direito humano ao alimento e à nutrição, em 16 de outubro de 2004, dia Mundial da Alimentação Dom Mauro fundou o Instituto Harpia Harpyia – Agência de Defesa e Promoção do Direito Humano ao Alimento e à Nutrição, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que hoje atua com projetos e articulações da Política de Segurança Alimentar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Marcelo Lucas - MTB 29.615
19. 7804-8279/ 9747-2920
ID 7*29237

0 Comments: