quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Cartilhas sobre Alimentação

Cartilhas sobre alimentação da criança e adolescente são lançadas pelo CECAN-Sudeste

Cartilhas sobre alimentação dão apoio à mostra itinerante

"De forma lúdica, é mais fácil introduzir hábitos de alimentação saudável nas crianças”, segundo a pesquisadora Denise Barros, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP/Fiocruz). As cartilhas ‘Alimentação do adolescente’ e Alimentação da Criança’ são as novas ferramentas de apoio para a Mostra Itinerante de Alimentação Saudável, realizada pelo Cecan em parceria com o Museu da Vida da Fiocruz.

Nas apresentações da Mostra são usadas várias ferramentas educativas como a Pirâmide Alimentar, o Self- Service e a Amarelinha, que mostram, de forma ilustrativa, o que devemos comer no dia-a-dia para manter uma alimentação saudável. “A idéia da cartilha é consolidar as informações e ensinamentos que são passados durante as atividades”. As cartilhas apresentam informações sobre alimentação saudável, higiene, atividades físicas e muitos jogos. Tudo isso ilustrado em diferentes cores e desenhos para tornar a leitura mais fácil e atrativa ao público, que são crianças e adolescentes. As cartilhas foram desenvolvidas com financiamento do CNPq.

“Nas apresentações da mostra sentíamos que os visitantes precisavam de algum material para levar para casa. Por isso, resolvemos desenvolver uma cartilha que contemplasse crianças e adolescentes de todos os níveis socioeconômicos e de todas as regiões do país”, comentou Denise. Para a sua construção, os profissionais do Centro Colaborador realizaram pesquisas em três tipos de escolas: uma pública e duas particulares; uma de nível socioeconômico médio e outra de nível socioeconômico alto. Durante as pesquisas, foram realizadas entrevistas com grupos de crianças, adolescentes e seus professores. “Investigamos quais as dúvidas mais freqüentes em relação à alimentação”.

Denise contou que, depois de pronta, a cartilha foi levada novamente às escolas que participaram da pesquisa para uma nova leitura. “Voltamos lá para saber as concepções e percepções das crianças e dos professores sobre ela. Identificamos algumas dificuldades. Um exemplo é que muitas crianças não reconheceram o desenho do brócolis na cartilha. Achamos melhor mudar para uma verdura mais conhecida e optamos pelo alface. Eles também não se identificaram muito com os desenhos da cartilha. Por isso, reformulamos todos eles”, disse ela. Todas as informações são intercaladas com desenhos e brincadeiras, com o objetivo de tornar a cartilha um instrumento interativo, onde é possível aprender brincando.

De acordo com Denise, a cartilha está disponível para outros estados. “Tentamos dar uma ‘cara’ que servisse para todas as regiões. Mas em alguns lugares as diferenças são muito grandes. Nossa proposta é que ela sirva de base estrutural. Assim, os estados interessados apenas adequam a cartilha com as informações específicas da sua localidade, sem gastar tanto”. A próxima etapa é desenvolver um CD-Rom interativo com os conteúdos da cartilha. Esse projeto deve ser validado em uma próxima proposta.

A última apresentação da Mostra Itinerante aconteceu na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, no dia 25 de agosto, no campus da Fiocruz. O Centro de Saúde montou diversos stands na Escola e apresentou as atividades que desenvolvem no evento 'Centro de Saúde Pra Você'. O Cecam Sudeste apresentou todas as suas ferramentas no evento.

Fotos: arquivo do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição - Região Sudeste (CSEGSF/ENSP/Fiocruz)

Assessora

FASE

Programa Agroecologia e Direito à Segurança Alimentar

Rua das Palmeiras, 90 - Botafogo

22270-070 - RIO DE JANEIRO - RJ

Tel.: (21) 2536-7398 - Fax: (21) 2286-1209

SKYPE: vanessafase

www.fase.org.br

0 Comments: