segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Viúva de Paulo Freire participa do Encontro da Rede de Educação Cidadã

Viúva de Paulo Freire participa do Encontro da Rede de Educação Cidadã

A partir das 9 horas do 16 de agosto, a doutora em educação pela PUC-SP, Ana Maria Araújo Freire (Nita), viúva de Paulo Freire, fará uma memória do educador pernambucano, por ocasião das celebrações que marcam os 10 anos de sua morte, no 8º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã, ligada à Assessoria Especial de Mobilização Social da Presidência da República.

Nita Freire fará uma conferência sobre o seu livro "Paulo Freire - Uma História de Vida", da editora Villa das Letras, lançado em 2006, biografia do educador popular que criou um revolucionário método de alfabetização e tornou-se referência mundial como pensador do campo da educação.

O 8º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã, cujo tema é: "O povo que ousa sonhar constrói um Brasil popular", reunirá de 16 a 19 de agosto, na Academia de Tênis, 300 educadores(as) populares de todo o país ligados a processos de educação popular junto às famílias beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal, desenvolvidos por movimentos sociais, entidades, organizações não governamentais e igrejas.

A Rede de Educação Cidadã é uma ação do Governo Federal que tem a missão de desencadear um processo de educação popular com as famílias em condições de vulnerabilidade social para elevar a sua capacidade de acessar as políticas públicas estruturantes do Fome Zero e construir a sua autonomia econômica, política e social.

O objetivo do 8º Encontro Nacional é aprovar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Rede de Educação Cidadã, documento construído por meio de um processo que envolveu educadores(as) populares de todos os estados brasileiros, no primeiro semestre de 2007.

O PPP da Rede de Educação Cidadã está organizado em 12 princípios e as suas diretrizes correspondentes, que vão desde o compromisso com as lutas dos movimentos sociais e populares, defesa da biodiversidade, respeito à diversidade e compromisso com o processo formativo para todos os envolvidos, garantindo o exercício de papéis diferentes entre educadores e educandos, momentos de planejamento, de estudo aprofundado, de registro, de sistematização e de avaliação.

Cada princípio se desdobrará em cerca de 5 diretrizes, que posteriormente serão transformadas em ações em cada estado onde Rede de Educação Cidadã desenvolve suas atividades. O PPP, segundo Vera Lourido Barreto, uma das coordenadoras da Rede de Educação Cidadã, é a vida e o coração da Rede, a partir de onde sairão as orientações para novas práticas dos educadores(as) e um compromisso renovado com a construção de um país mais justo e solidário.

Serviço
Conferência de Memória do Paulo Freire, com Anita Freire
Data:16 de agosto de 2007
Hora: 9 horas
Local: Academia de Tênis

Informações
Luana Rodrigues - Assessora de imprensa da Assessoria Especial do Presidente da República
Contato: (61) 3411-2897
E-mail:luana.rodrigues@planalto.gov.br
Willian Bonfim e Bruno Manhago - Talher Nacional
Contatos: (61) 3411-3899/3891 - Fax: (61) 3310-9511
E-mail:willian.bonfim@planalto.gov.br

Fonte: Assessoria Especial de Mobilização Social da PR

Assessoria de Comunicação

www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: