quarta-feira, 8 de agosto de 2007

II Fórum Municipal de Segurança Alimentar - Ouro Fino

Ouro Fino realiza o II Fórum Municipal de Segurança Alimentar

Com a presença de representantes do poder público local e da sociedade civil organizada, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Ouro Fino promoveu o seu II Fórum, no dia 7 de agosto. O evento foi realizado no antigo Colégio dos Capuchinhos que hoje abriga setores da prefeitura, creche e outras instituições públicas.

O fórum teve como tema o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Na abertura, a nutricionista e presidente do Conselho, Sheilla de Oliveira Faria apresentou o resultado de uma pesquisa nutricional, feita com estudantes da rede pública municipal de ensino. O diagnóstico apontou o pouco consumo de frutas e verduras pelas crianças e uma passagem nutricional de desnutrição para o sobrepeso (obesidade infantil).

Esses dados chamaram a atenção dos participantes que, em algumas propostas levantadas, colocaram a importância da educação alimentar nas escolas e com as famílias. Outras propostas foram no sentido da preservação das nascentes, cursos de aproveitamento de alimentos e apoio à agricultura familiar local e à geração de trabalho e renda.

Sistema

Sobre o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o técnico do Consea Minas Gerais, Gildázio Santos, apontou os caminhos para a construção de políticas públicas de segurança alimentar, enfatizando o papel do município como promotor de ações, unindo o governo local com a sociedade civil, para garantir o direito humano à alimentação adequada.

Os representantes da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável Sul de Minas I, Rolando Salomão e Suzana Coutinho, apresentaram o resultado da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, realizada em Fortaleza, nos dias 3 a 6 de julho.

Os participantes escolheram os novos representantes da sociedade civil para comporem o Conselho Municipal, no biênio 2007-2009. Os representantes do poder público serão indicados pelo prefeito municipal. O Consea tem a especificidade de ser composto (em qualquer nível da federação - municipal, estadual e nacional), por 2/3 da sociedade civil e 1/3 do poder público.

0 Comments: