quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Circuito Universitários na Paz

CIRCUITO UNIVERSITÁRIOS NA PAZ
Atitude com responsabilidade social
O projeto

O Circuito Universitários na paz é um projeto social que tem como objetivo principal mobilizar e conscientizar estudantes universitários, juntamente com lideranças comunitárias, autoridades, membros acadêmicos, intelectuais, artistas e empresários de todo o país para uma ampla abordagem e discussão do tema violência como um problema de saúde pública, sobretudo em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais, inseridos na sociedade brasileira, em um contexto mundial.

Todas as suas ações estão voltadas para estimular a “cultura da paz” como um novo paradigma, priorizando a “paz” como um valor; e a solidariedade em áreas geradoras de violência.

A metodologia utilizada é composta de: ciclo de palestras, questionário para cadastramento e identificação do perfil dos universitários voluntários, mostras culturais, e espetáculo musical/teatral beneficente com arrecadação de alimentos, além de roupas e outros donativos.

Os resultados mostraram uma significativa adesão estudantil, com cadastramento atual de 700 jovens universitários, que estão sendo direcionados e conduzidos para instituições sociais, além da arrecadação de aproximadamente 300 toneladas de alimentos não perecíveis, e envolvimento de quase 50.000 universitários que participaram ativamente de todas as atividades propostas acima, que contaram também com a participação de importantes artistas brasileiros como o Ministro da Cultura Gilberto Gil, Sandy & Júnior, Skank, Zeca Baleiro, Nando Reis, Los Hermanos, Tianastácia, IRA!, Casaca, Chama Chuva, entre outros.

Em 2007, o Circuito chega ao seu sexto ano consecutivo, com grande respaldo das principais instituições públicas e privadas de ensino superior de Minas Gerais. Com as recentes aprovações nas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, fica facilitada a captação de recursos para realização do projeto.

A participação efetiva do poder público é imprescindível para a articulação de projetos e ações sociais, para que assim seja dada seqüência ao trabalho, ajudando jovens universitários a se conscientizarem da sua parcela de responsabilidade social junto à sociedade que lhes oferece uma condição tão privilegiada.

A área de saúde especialmente tem se tornado cada vez mais refém da violência, pesando sobre ela o ônus da reparação, do cuidado, da reabilitação das vítimas, assim como a elaboração de estratégias de prevenção, espera-se que sejam conquistadas novas parcerias, ampliando-se assim o trabalho, trilhando a cada dia novos caminhos para se chegar a um mundo melhor, em especial, no Brasil, que já é um país tão castigado pela desigualdade social.

Devido a isso, em 2007, já em seu sexto ano de realizações, a Associação Universidade ATIVA, idealizadora do projeto, através de uma parceria com o Conselho Regional de Enfermagem em Minas Gerais, realizará uma série de atividades voltadas para conscientização e mobilização de jovens estudantes das áreas de saúde em vários locais do Brasil, começando pela cidade de Curitiba onde será realizado em setembro, o 10º Congresso Brasileiro de Enfermagem. As atividades prosseguem através da etapa Belo Horizonte que ocorre em outubro desse mesmo ano, e que contará com apoio e participação das principais instituições de ensino superior da capital.

Nesse momento, convidamos a todos para participarem do I SEMINÁRIO: Academia Cidadania: Saúde, Inclusão Social & Paz, evento esse que marca o lançamento oficial do Circuito Universitários na Paz 2007 – Ano 6, na cidade de Viçosa, onde também já foram realizadas em anos anteriores, duas etapas muito bem sucedidas do projeto.

O cronograma das atividades que serão realizadas e todas as informações relacionadas, será apresentado a seguir.
Cronograma das atividades
:: 30/08/07 - Quinta-feira ::

16h00

Abertura oficial do evento e composição das mesas

16h30 – Mesa 01

Tema:
Violência contra crianças e adolescentes, abuso e exploração sexual dão PENA: pena de 01 a 12 anos de Prisão

Composição da mesa:

• Sra. Lúcia Duque - Vereadora - Viçosa-MG
• Maria de Fátima Mayrink Brito - C.E.D.C.A. MG - Representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
• Maria Silva Amaral da Silva - C.M.D.C.A. – Viçosa/MG - Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
• Elizabeth Aparecida de Oliveira - Representante do Conselho Tutelar – Viçosa/MG

17h30 – Mesa 02

Tema:
Redução da Maioridade Penal, Sim ou Não: Eis a Questão (REFLEXÕES)

Composição da mesa:

• Sr. Reginaldo Lopes - Deputado Federal (PT – MG) - Presidente da Comissão Especial dos Direitos Da Criança e do Adolescente
• Sr. Rodrigo de Castro - Deputado Federal (PSDB-MG) - Autor da PEC 87/2007 – Câmara dos Deputados Brasília–DF
• Dr. Leonardo Pereira Resende - Presidente da OAB/Viçosa
• Dr. Glauco Rodrigues de Paula – OAB Viçosa-MG

Representantes acadêmicos:

• Dra. Luciene Rinaldi – Universidade Federal de Viçosa
• Dr. Vicente - Diretor da Faculdade ESUV

18h30 – Mesa 03

Tema:
Academia Cidadania, Saúde, e Paz: Atitude com Responsabilidade Social

Composição da mesa:

• Dr. Luís Cláudio Costa - Presidente da Casa do Caminho – Viçosa/MG – Ex-Pro-Reitor Assuntos Comunitários da UFV
• Dra. RoseMarie Inojosa - Fundadora da Rede Gandhi / Rede de Paz - Colaboradora do CONASEMS
• Sra. Vera Saraiva - Vereadora - Viçosa-MG
• Representante do LIONS CLUBE DE VIÇOSA

19h30 – Mesa 04

Tema:
O Impacto da Violência na Saúde Pública: O Programa Saúde da Família como Estratégia

Composição da mesa:

• Sr. Sérgio Cardoso Pinheiro – Secretário Municipal de Saúde
• Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior - Presidente do CONASEMS


20h30 – Mesa 05

Tema:
Violência contra o Meio Ambiente: o nosso planeta está com “febre”

Composição da mesa:

• Dr. Luis Fontes - Presidente da ONG/OSCIP AMBIENTE BRASIL Viçosa/MG - Ex-Pró-Reitor de Administração da UFV
• Sra. Glacilda Pinheiro Corrêa Pedroso - UMAPAZ – Coordenadora Pedagógica da Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz
• Sr. Paulo Piau - Deputado Federal - Ex-coordenador da Comissão de Meio Ambiente da ALMG

21h30 - Encerramento

• Coquetel de adesão ao Circuito Universitários na Paz 2007
• Apresentações culturais
• Cadastro de estudantes voluntários

Locais de inscrições:

ESUV - FDV - UNIVIÇOSA – UFV

Informações:

(31) 9107-2937 - (31) 8629 9361

http://www.universidadeativa.org/

contato@universidadeativa.org

Realização:

Associação Universidade ATIVA
CNPJ: 07.858.948/0001-21
Belo Horizonte - Minas Gerais

Apoio:

Conselho Regional de Enfermagem – Minas Gerais
Programa Saúde da Família – PSF Viçosa
ATIVA Cult – Agência Produtora
Prefeitura Municipal de Viçosa
Espaço PATHERNO

0 Comments: