terça-feira, 21 de agosto de 2007

Arete Social Eventos

Arete Social Eventos

No dia 21 de agosto, gostaríamos de contar com a sua presença em uma reunião para discutir a participação social no ciclo orçamentário.

Como vocês sabem, nos últimos anos tem crescido nas organizações/movimentos/redes/articulações da sociedade civil, o interesse de estar interferindo no orçamento público.

Este interesse se manifestou principalmente no processo de consulta sobre o PPA em 2003 e depois na construção da plataforma dos movimentos sociais sobre a reforma do sistema político, onde se tem um conjunto de propostas que dizem respeito à participação da sociedade civil na processo de elaboração e execução do orçamento público, assim como o acesso universal às informações orçamentárias.

Tanto o processo de 2003 como a Plataforma apontaram pistas do que seria esta participação, mas não chegaram a definir como seria esta participação.

Neste momento, estamos em fase de elaboração da segunda versão da plataforma, e precisamos definir melhor as nossas propostas.

Além disso, finalmente após 4 anos de sucessivos diamentos, foi instalado o Grupo de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG , que tem como finalidade "elaborar proposta de participação social no acompanhamento da elaboração e execução do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual".

O GT é formado, do lado governamental, por representantes do MPOG, Ministério da Fazenda, Secretaria Geral da Presidência da República, Casa Civil; e do lado da sociedade civil, pela ABONG e a Articulação de Mulheres Brasileiras, DIEESE e GIFFE.

Neste sentido estamos convidando diversas organizações/movimentos/redes/fóruns/articulações para uma reunião onde queremos discutir melhor nossas propostas, bem como nossa estratégia de atuação, inclusive no que se refere a nossa participação e condições de permanência nesse GT, dada a demora do governo na criação e instalação desse grupo de trabalho (julho 2007) .

A reunião será no dia 21 de agosto, com inicio as 9.30 e término às 18.00 hs na sede do INESC em Brasília. O INESC fica no Setor Comercial Sul, Edifício Venâncio 2.000, entrada B-50, sala 433, fone 61 3212 0200.

Propomos a seguinte pauta para a reunião:
1. Equalização das estratégias e informações
2. formulação de uma proposta de política de participação social no Ciclo Orçamentário ( tanto para a esfera federal, estadual e municipal)
3. próximos passos e estratégias

Infelizmente não temos como viabilizar qualquer ajuda para a participação nesta reunião. Pedimos que confirmem a presença até o dia 20 de agosto.

Assinam este convite:
ABONG - Associação Brasileira de ONGs
AMB - Articulação de mulheres brasileiras
FBO - Forum Brasil de orçamento
FNPP - Forum nacional de participação popular

Jose Antonio Moroni
Colegiado de Gestao do INESC
Diretor da executiva nacional da ABONG

+55 (61) 3212-0200
http://www.inesc.org.br/
http://www.abong.org.br/

--------------------------------------------------------------------------------

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias

23 a 26 de agosto de 2007
Espaço SESC Rua Domingos Ferreira 160 Copacabana

Como nas seis edições anteriores, todos os anos o Simpósio traz inovações, consolidando sua posição de referência da arte de contar histórias, no Brasil e no mundo. Com o tema Histórias de Quem Faz Histórias, o deste ano será dedicado à relação entre oralidade e literatura, e à discussão sobre como o contar histórias é fundamental no processo de formação do leitor.

No Mercado da Palavra, a homenagem é para os oitenta anos de Ariano Suassuna.

Programação em http://www.sescrio.org.br/
Informações (21) 3904-2210 (21) 9828-0767
simposiohistorias@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------

Formação de Professores para a Educação Básica

Há 10 anos entrou em vigor a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDBEN 9.394/96. Naquela época, o Brasil comemorava a universalização do ensino fundamental e apontava para a necessidade de estabelecer as bases nacionais para a melhoria da sua qualidade, sendo a valorização do magistério da educação básica um dos principais pilares.

Desde então, ampliou-se e se fortaleceu o debate sobre a educação, do mesmo modo que se ampliou a crença de que através dela seria alcançada a tão desejada reconstrução social. Palavra mágica no discurso cotidiano, a educação tem sido vista, há muito tempo, como elemento-chave no combate aos problemas com que sociedades modernas têm se defrontado, como os transtornos e aflições de um cotidiano atormentado por exclusão social, preconceito, violência, desemprego, crise dos valores, ausência de limites.

Mas, para além das expectativas nelas depositadas, quais são as reais possibilidades de a educação e a escola corresponderem a essas demandas? Que avanços podem ser apontados nos processos de escolarização, mas a que limites a escola está submetida nesse país de dimensões continentais, marcado por profundas desigualdades sociais e tamanha diversidade cultural?
Que condições concretas conformam o trabalho dos educadores no mesmo mundo conturbado que espera pelas respostas positivas da educação?

Essas e outras questões serão debatidas, na UFMG, no período de 29 a 31 de agosto de 2007, por professores e pesquisadores de diversas partes do país.
Todos estão convidados para o debate. Participem.

Prof. João Valdir Alves de Souza
Coordenador

--------------------------------------------------------------------------------

Curso de Elaboração de Projetos Sociais para Patrocínios e Parcerias

Dias: 9, 10 e 11 de agosto de 2007
Horário: 9h às 17h
Local: Fucape (Av. Fernando Ferrari, 1358 – Goiabeiras – após a Maternidade
Santa Úrsula e Posto Arara Azul)

A habilidade de colocar uma idéia no papel de forma organizada, com começo, meio e fim é o que o mercado patrocinador espera quando recebe uma proposta de parceria. PARCERIA é um processo de união onde os dois ou mais lados investem e ganham juntos. Está comprovado que os recursos existem em diversas esferas no Brasil, o que faltam são BONS projetos. Elaborar BONS projetos é a arte de criar, pensar, pesquisar, analisar e administrar recursos dentro de um cronograma lúcido de ações, com qualidade profissional e espírito empreendedor.

Metodologia Inovadora

Nesse curso, os participantes terão a oportunidade de se colocar no lugar do Avaliador de projetos. Através de ferramentas áudio-visuais e estratégias de aplicação prática, o participante poderá construir seu projeto em sala de aula de maneira profissional, estando ao final do curso habilitado para escrever qualquer tipo de projeto social, enfatizando a responsabilidade social e os objetivos estatutários de sua organização, com a habilidade criativa exercitada para criação de propostas de parceria.

Investimento:
Filiados: R$ 425,00 – desconto de 15%
Pode ser dividido em 3 vezes.
Inscrição em maio: 1º cheque para maio
Inscrição em junho: 1º cheque para junho

Não filiados: R$ 500,00 Pode ser dividido em 2 vezes.
Inscrição em maio: 1º cheque para maio
Inscrição em junho: 1º cheque para junho

Pode ser feito por depósito:
Caixa Econômica Federal
Ag: 0662
Conta: 3593-3
Operação: 003

PROGRAMAÇÃO

Teoria - Idéias, Programas e Projetos - A Equipe de Elaboração de Projetos - Etapas de um Projeto - A Equipe de Implementação do Projeto - A Elaboração - Escrevendo a Proposta de Projeto - Prática - Componentes de uma proposta - Capa - Resumo Executivo - Apresentação - Introdução - Contextualização - Justificativa - Objetivos - Metas - Público-alvo e beneficiário - Metodologia - Cronograma físico-financeiro - Avaliação - Critérios de avaliação de projetos.

MINISTRANTE

Fernanda Dearo - Sócia-diretora da DEARO, especialista na arte de mobilizar e motivar pelas causas sociais. Iniciou sua carreira há 13 anos na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança onde consolidou seu talento de mulher de negócios como captadora de recursos. Membro do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais e Assoc. Bras. e Paulista de Mulheres de Negócios, Fernanda Dearo é palestrante de diversos temas e cursos voltados ao Terceiro Setor, incentivando sua profissionalização, além de prestar consultoria em captação de recursos, elaboração de projetos sociais e programas de responsabilidade social para empresas e ONGs.

Formulário de Inscrição

--------------------------------------------------------------------------------

Economia Solidária

Estão abertas as inscrições para o III Curso de Formação em Economia Solidária, que acontece de 6 de agosto a 22 de outubro, em São Paulo. O evento e promovido pelo Instituto Laboridade e a Moradia e Cidadania (Coordenação São Paulo) e tem como objetivo somar o conhecimento individual dos participantes, aumentar o potencial de renda desenvolvendo trabalhos qualificados e cooperados, dividir tarefas e somar realizações. Os participantes serão capacitados em noções básicas de economia solidária, cooperativismo, gestão ambiental urbana, marketing, custos e preços, produção ecológica e comercialização. O curso alia conhecimento na área da preservação ambiental e da cidadania, assim como de empreendedorismo, de forma a permitir a aquisição de conteúdo necessário para a produção e comercialização dos produtos desenvolvidos pelos participantes.

Informações e inscrições

Heloísa e Lavínia - F: (11) 3255.5831
Maria Cecília: F: (11) 9952.0308 –- laboridade@uol.com.br
Nelson Ribeiro: F: (11) 8331.9914
Francisca - fmoraes@cidadania.org.br

--------------------------------------------------------------------------------

I Seminário Internacional de Educação Infantil

O Rio de Janeiro recebe nos dias 18 e 19 de agosto o I Seminário Internacional de Educação Infantil. O evento, que é destinado a pedagogos, psicólogos, profissionais de educação física e educadores que tenham interesse no segmento, tem como objetivo a atualização e o desenvolvimento dos profissionais da área. Durante o seminário a Educação Infantil será discutida a partir de um contexto diversificado e dinâmico, passando por diferentes formas de expressão da criança, como artes, literatura, música e brincadeiras. Estão programadas, ainda, oficinas de confecção de fantoches com sucata, cantigas de roda, jogos e brincadeiras, e sexualidade infantil.
As inscrições para o evento custam R$ 150,00 e para cada oficina é cobrada uma taxa de R$ 20,00. O I Seminário Internacional de Educação Infantil acontece no Centro Cultural Marista, no colégio Marista São José. O endereço é Rua Conde de Bonfim, 1067, Tijuca, Rio de Janeiro. Mais informações pelos telefones (21) 4002-2002 e 0800 285 0505 ou no site
http://br.groups.yahoo.com/group/3setor

--------------------------------------------------------------------------------

Jóvenes por el Desarrollo Sostenible

Información del VI Encuentro Latinoamericano de Jóvenes por el Desarrollo Sostenible que se llevará a cabo en Cartagena de Indias - Colombia del 10 al 12 de Septiembre de 2007, para su difusión entre sus redes y contactos contactarse con E-mail:
mailto:encuentrostayrona@gmail.com

Fonte: http://www.cultiva.org.br/

0 Comments: