quinta-feira, 28 de junho de 2007

Plano Safra da Agricultura Familiar

Plano Safra da Agricultura Familiar

O governo federal irá destinar aproximadamente R$ 12 bilhões para agricultura camponesa através do Plano Safra da Agricultura Familiar, para os anos de 2007 e 2008. Esta verba representa um aumento de 20% em relação ao ano passado. Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário, afirma que o dinheiro estará disponível nos bancos a partir desta segunda-feira (02).

Para Áurio Scherer, coordenador nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o anúncio do governo é positivo, sobretudo porque as taxas de juro de custeio e investimento baixaram. Antes elas variavam de 1% a 7 % ao ano, agora ficarão entre 0,5% e 5,5%.

“Quando o governo Lula assumiu, nós tivemos R$ 2,5 bilhões. Então essa diferença é bastante significativa. Nós ressaltamos também a importância da diminuição dos juros. A taxa Selic, que estava em 26%, hoje está em 12%, portanto é imprescindível que os juros dos créditos do Pronaf diminuam”.

Scherer também destaca que os camponeses ainda têm dificuldades de acesso ao Pronaf. As atuais regras de enquadramento precisam ser simplificadas para permitir que as propriedades sejam financiadas como um todo, e não mais por culturas.

Luciano Cerqueira, cientista político e pesquisador Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), afirma sobre a importância do aumento, mas alerta que aplicação do recurso deve ser dividida em culturas diversas, isto porque, cerca de 60% do investimento está concentrado somente no cultivo de milho e soja.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur 28/06/2007

0 Comments: