domingo, 17 de junho de 2007

III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Conferência reúne 2 mil pessoas para discutir alimentação

Evento de maior expressão nacional e internacional sobre o tema, a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá duas mil pessoas, de 3 a 6 de julho, em Fortaleza, Ceará. Participarão especialistas, representantes de governos, entidades, conselhos e organizações da sociedade civil. E ainda convidados internacionais dos seguintes países: Itália, Bolívia, Uruguai, Palestina, Índia, Argentina,México, Angola, Peru, Portugal, Nicarágua e Espanha.

A abertura no dia 3 de julho, às 18 horas, terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Chico Menezes. O evento será no Centro de Convenções de Fortaleza (Avenida Washington Soares, 1141, Bairro Edson Queiroz - Fortaleza-CE).

Com o tema "Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional", esta será a primeira conferência setorial do atual mandato do governo Lula. O objetivo é avaliar os impactos do modelo de desenvolvimento na produção de alimentos saudáveis e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional da população.

Os participantes deverão apresentar alternativas a este modelo, de forma a colocar o direito humano à alimentação como prioridade no desenvolvimento do país. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o agronegócio, os alimentos transgênicos e a transposição do Rio São Francisco são algumas das questões que estarão em pauta.
Os programas de transferência de renda e os que têm o objetivo depromover a cidadania, como o Bolsa Família e o Fome Zero, a reforma agrária e a agricultura familiar, a atualização da lei sobre Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) são outros temas.
Também serão avaliadas as ações e políticas públicas de erradicação da fome e da pobreza e apresentadas as experiências e projetos na área que mais se destacaram no país e no exterior.
Outro assunto será a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado pela Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), sancionada em setembro do ano passado. O Sisan integrará as ações e esforços das três esferas de governo e da sociedade civil nesta área. O encontro também vai estimular a parceria entre governo federal, estadual e municipal, sociedade civil e iniciativa privada no esforço nacional de promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável.
Como resultado dos quatro dias de evento, será produzido um documento com as propostas para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional a ser encaminhado às autoridades governamentais. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

CURSO GRATUITO: “Formação em Direito Humano à alimentação adequada- No contexto da Segurança Alimentar e Nutricional”.
A Ágere Cooperação em Advocacy e a Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH) em parceria com o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar (OPSAN) e Nutrição da UnB vão promover o curso gratuito à distância “Formação em Direito Humano à alimentação adequada- No contexto da Segurança Alimentar e Nutricional”.
O objetivo do curso é fortalecer o protagonismo de pessoas, instituições e profissionais no processo de promoção e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Os participantes serão motivados a desenvolverem iniciativas a partir da realidade que vivem e em que trabalham, com o intuito de criar e fortalecer as instituições e os instrumentos para a promoção e monitoramento do DHAA no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Mais informações e inscrições são encontrados no site:

http://www.direitohumanoalimentacao.org.br/

0 Comments: